ouça este conteúdo
Ruy Castro, biógrafo brasileiro, revela em entrevista exclusiva ao NeoFeed a excelência dos textos crônicas saborosos sobre o músico, em profundidade e com grande projeto.
Ruy Castro tem um dos mais saborosos textos das crônicas de jornais em atividade na imprensa brasileira, lembrando a genialidade de Tom Jobim em suas composições. Ruy, assim como Tom Jobim, é reconhecido por sua maestria em escrever e pela forma única como aborda os temas em suas crônicas.
Assim como o maestro Tom Jobim, Ruy Castro brilha em sua arte, sendo um renomado compositor e músico das palavras, encantando os leitores com sua habilidade ímpar. A influência de Tom Jobim na música brasileira é equiparada à influência de Ruy Castro na literatura nacional, ambos deixando um legado inestimável em suas respectivas áreas.
Tom Jobim: O Maestro, Compositor e Músico Brasileiro
Em seus projetos de contar vidas, ele bem poderia ter feito um livro sobre o mestre Tom Jobim, autor das obras-primas Chega de Saudade e Garota de Ipanema, em colaboração com Vinicius de Moraes. Afinal, é o biógrafo definitivo do movimento que o consagrou, a bossa nova, no livro Chega de Saudade, de 1990. Mas eis que ele acaba de lançar O ouvidor do Brasil – 99 vezes Tom Jobim, uma reunião de crônicas que vai deixar os fãs do maestro e os apreciadores de bons textos saborosos satisfeitos. O livro marca os 30 anos da morte do compositor. Em entrevista exclusiva ao NeoFeed, ao ser perguntado sobre o que o leitor pode encontrar de surpresa neste volume, após tantos livros sobre a bossa nova, ele responde.
Tom Jobim: O Mestre da Bossa Nova
Depois dos grandes painéis, é como se agora eu estivesse vendo Tom por um microscópio — o lado menos visível dele, as preferências pessoais, os hábitos, as amizades, as manias e principalmente sua dedicação à causa do ambiente, antes que o Brasil fizesse disso uma causa. O autor diz que nunca pensou em escrever uma biografia de Tom ou mesmo chegou a começar porque, já tendo escrito Chega de saudade, teria de passar de novo por muitos dos trechos que tinha contado — ‘pelo mesmo motivo, agradeci e recusei vários pedidos das filhas do Vinicius para fazer uma biografia dele’.
Tom Jobim: Uma Lenda da Música Brasileira
Além disso, ‘Tom não teve uma vida de altos e baixos — praticamente só teve altos, e isso inviabiliza uma biografia’. No dia seguinte à morte dele, revela Ruy, uma editora americana ligou para Luiz Schwarcz, então dono da editora Companhia das Letras, e lhe pediu uma biografia de Tom escrita por Ruy, para ser entregue dali a seis meses. ‘Eu disse ao Luiz que, tão rápido assim, pareceria uma coisa de abutre. Além disso, naqueles primeiros meses, talvez anos, Tom não teria um defeito no mundo para meus informantes. Ele concordou comigo.’
Tom Jobim: Legado e Influência na Bossa Nova
E qual teria sido o papel do maestro e compositor na bossa nova? O autor responde: ‘Acho que, sem João Gilberto, Tom teria chegado à bossa nova do mesmo jeito. Não seria como esta que conhecemos, mas seria sempre uma bossa nova. Da maneira como aconteceu, Tom, que já vinha naquele processo de modernização melódica e harmônica, acoplou-o à batida do violão por João Gilberto e aí saíram aquelas maravilhas.’ A antologia é dividida em quatro partes: ‘O ouvidor do Brasil’, ‘As boas histórias’, ‘Anos dourados’ e ‘Vou te contar’.
Tom Jobim: Um Ícone da Música Brasileira
A primeira tem a ver com sua militância de ambientalista. Ruy justifica o título a partir de um verbete que definiu em um dicionário fictício, que talvez ainda venha a escrever um dia. ‘Ouvidor. S. m. Do latim auditor, -oris; auditor, ouvinte. Aquele que ouve. Atento aos valores ambientais, urbanos, vegetais, animais, humanos e culturais, e de prontidão para defendê-los. Que ouve os sons do país, venham da floresta ou da cidade. Exemplo: Antonio Carlos Jobim’. ‘Um homem em alerta’ Os textos escolhidos foram publicados originalmente entre 2007 e 2023, na sua coluna na página 2 da Folha de S. Paulo. Como o autor explica, todos tratam de Tom, o grande músico brasileiro.
Fonte: @ NEO FEED
Comentários sobre este artigo