Laranjeiras terá um novo cinema de rua, o CineCarioca José Wilker, em homenagem ao ator. Com duas salas modernizadas para 66 espectadores.
Laranjeiras, localizada na zona sul do Rio de Janeiro, terá um novo espaço cultural dedicado ao cinema. O CineCarioca José Wilker, em homenagem ao renomado ator, será o nome do novo equipamento cultural que terá duas salas de exibição, com capacidade para 66 espectadores cada, incluindo PCDs.
O novo CineCarioca José Wilker representa mais um avanço para a democratização do cinema na cidade do Rio de Janeiro. As duas salas de exibição irão oferecer uma programação diversificada para atender a diversos públicos, consolidando-se como um importante equipamento cultural na região de Laranjeiras.
CineCarioca José Wilker vai celebrar a diversidade cultural do cinema
O equipamento está em fase final de construção no sexto edifício do Casas Casadas, conjunto arquitetônico que, hoje, abriga a RioFilme, um centro de estudos da PUC-Rio e em breve terá um ponto da Universidade de Oxford, da Inglaterra.
Nesta terça-feira (19), o secretário municipal de Cultura, Marcelo Calero, conduziu uma visita guiada pela obra, ao lado do diretor-presidente da RioFilme, Eduardo Figueira, e da filha de Wilker, Mariana de Vielmond, reunindo jornalistas e representantes do setor audiovisual, entre exibidores, distribuidores e produtores. De acordo com a prefeitura, a inauguração deve acontecer em até seis meses.
Uma das metas da RioFilme é investir no fortalecimento do circuito de cinemas de rua na cidade, por isso a chegada do novo equipamento, ampliando a rede CineCarioca, que já conta com uma sala no Morro do Alemão. A criação do CineCarioca José Wilker é uma homenagem sincera ao ator e diretor, que deixou um legado significativo para o cinema nacional.
Novo espaço cultural
O projeto prevê um espaço modernizado, com investimentos na troca de toda a parte elétrica, hidráulica, serviços de climatização e acústica, instalação de sistema de prevenção de incêndio, modernização tecnológica, adequações de acessibilidade, com instalação de rede wi-fi, reforma e construção de instalações sanitárias, entre outras melhorias. Tudo foi feito com recursos da Lei Paulo Gustavo, do governo federal.
Mariana de Vielmond, filha do homenageado, demonstra a importância da preservação da memória do ator e produtor, capaz de transformar a indústria cinematográfica nacional. O CineCarioca José Wilker irá proporcionar uma experiência única para cinéfilos e apaixonados pelo cinema.
A área total do equipamento é 897,12 metros quadrados, que serão divididos entre as salas de cinema e outros espaços de convivência e de ampla programação cultural, que tem previsão de funcionamento 361 dias por ano, de acordo com o edital.
As Casas Casadas representam um patrimônio histórico e cultural da cidade, e o CineCarioca José Wilker será mais um passo para valorizar e promover a diversidade da produção audiovisual brasileira.
Fonte: © R7 Rádio e Televisão Record S.A
Comentários sobre este artigo