Novos critérios de aposentadoria por idade para quem tem entre 55 e 65 anos. Método seguro, contribuição, empregado registrado, CNIS, Robô do INSS.
Entre 55 e 65 anos de idade para quem pensa em se aposentar no INSS: Mudanças nos critérios de elegibilidade Agora, para quem está entre 55 e 65 anos, é possível saber de forma segura e gratuita quando será possível se aposentar pelo INSS.
O primeiro passo é fazer a pergunta desafiadora: Você sabe qual é o tempo de contribuição necessário para se aposentar pelo Instituto Nacional do Seguro Social?
Isso é fundamental, pois, além da idade, é necessário ter pelo menos 15 anos de contribuição para obter o benefício no INSS.
Como regularizar suas contribuições para o INSS
Existem situações em que as contribuições irregulares podem impedir que você alcance os 15 anos exigidos por lei. Nesses casos, o Instituto Nacional do Seguro Social oferece duas soluções:
Recuperação do tempo de serviço como empregado não registrado: Se você trabalhou como empregado e não teve o registro, é possível recuperar o tempo de serviço do passado para suprir a falta de tempo necessário para aposentar.
Neste caso, não é necessário indenizar o INSS, pois a falta de contribuição foi causada pelo empregador.
Recuperação do tempo como trabalhador por conta própria: A partir de 2003, é viável recuperar o tempo sem a necessidade de efetuar pagamento ao INSS, desde que o trabalhador autônomo que presta serviço para empresa deveria ter o desconto de 11% da remuneração. Como a responsabilidade é da empresa, o trabalhador não será prejudicado.
A regra comum para aposentadoria por idade é de 65 anos para homens e 62 anos para mulheres a partir de 2023. No entanto, para trabalhadores rurais ou com deficiência, as regras são diferentes.
Todo o processo para aposentadoria começa no INSS e somente em caso de discussão é que o trabalhador deve recorrer à Justiça. O espelho da aposentadoria é o CNIS, que é o Extrato Previdenciário Oficial do INSS. Caso haja algum erro no CNIS, o benefício pode ser negado ou aprovado com incorreções. Portanto, o primeiro passo é corrigir o banco de dados da Previdência, o que acelerará a aprovação do pedido, já que o Robô do INSS vai processar tudo corretamente. Conta de luz terá aumento de 7,61%. Presidente da Liesa é assaltado e Lula alfineta investimentos em obra federal.
Guia seguro para aposentadoria por idade no INSS
Se você tem entre 55 e 65 anos, é essencial saber quanto tempo de contribuição possui, já que são necessários pelo menos 15 anos de contribuição para conseguir o benefício. No entanto, se suas contribuições irregulares impedirem que alcance essa quantidade, o INSS oferece soluções específicas para cada caso.
Para quem trabalhou como empregado e não teve o registro, é possível recuperar o tempo de serviço do passado para suprir a falta de tempo necessário para aposentar, sem necessidade de indenizar a Previdência. Já para trabalhadores autônomos, é viável recuperar o tempo de contribuição a partir de 2003 sem efetuar pagamento ao INSS, desde que o trabalhador autônomo que presta serviço para empresa deveria ter o desconto de 11% da remuneração, sem prejudicá-lo. As regras de aposentadoria por idade são diferentes para homens e mulheres e também para trabalhadores rurais ou com deficiência.
O primeiro passo para todo o processo é iniciar no INSS e somente em caso de discussão é que o trabalhador deve recorrer à Justiça. Além disso, é vital que o banco de dados da Previdência seja corrigido, o que irá impactar na velocidade de aprovação do pedido, já que o Robô do INSS processará todas as informações corretamente. A conta de luz vai ter um aumento de 7,61%
Fonte: © R7 Rádio e Televisão Record S.A
Comentários sobre este artigo