Descobertas e cuidados auxiliam no tratamento e prevenção de demências, incluindo o diagnóstico precoce do Alzheimer. Consumo moderado de frutose pode desligar funções da memória.
Um estudo recente publicado pela Wake Forest University School of Medicine, nos Estados Unidos, revelou que o consumo de bebidas alcoólicas, mesmo em quantidades moderadas, pode acelerar o processo de atrofia cerebral relacionado ao desenvolvimento do Alzheimer. De acordo com a pesquisa, a ingestão de álcool pode ter um impacto negativo na saúde do cérebro e contribuir para o avanço da doença.
O Alzheimer é uma forma comum de demência que causa problemas de memória, pensamento e comportamento. O novo estudo destaca a importância de evitar o consumo de álcool para prevenir ou retardar a progressão desta condição neurodegenerativa.
Estudo aponta que medicamentos para disfunção erétil reduzem riscos de Alzheimer
Um estudo realizado por pesquisadores de Nova York conclui que o sildenafil, usado para tratar disfunção erétil, pode reduzir em até 60% o risco de desenvolvimento da doença de Alzheimer. Isso acontece devido à ação do sildenafil como inibidor da enzima fosfodiesterase-5, que está presente em altas quantidades em pacientes com demência.
Frutose pode estimular o desenvolvimento da doença de Alzheimer, sugere pesquisa
Estudos realizados por pesquisadores da Universidade do Colorado indicam que o consumo de frutose, um tipo de açúcar encontrado em frutas, tem a capacidade de ‘desligar’ certas funções da memória, o que poderia estimular o desenvolvimento do Alzheimer.
Exercícios físicos diários podem proteger contra doenças como Alzheimer e Parkinson
Uma pesquisa publicada na The Journal of Physiology aponta que apenas seis minutos diários de exercícios físicos, como correr, andar de bicicleta ou subir escadas, podem aumentar a produção de uma proteína essencial para a proteção do cérebro, o que ajuda a prevenir o desenvolvimento de doenças como o Alzheimer.
Suplemento HMB pode ajudar na proteção cognitiva e no ganho de massa muscular
Estudos realizados nos Estados Unidos identificaram que o HMB, ou ácido beta-hidroxi-beta-metilbutírico, um suplemento utilizado para auxiliar no ganho de massa muscular, pode contribuir para a proteção cognitiva do cérebro, inclusive contra doenças como o Alzheimer.
Diagnóstico precoce do Alzheimer ganha reforço com descoberta de alterações cerebrais
Pesquisadores da Suécia descobriram que uma alteração nas células do hipocampo, parte do cérebro responsável pela memória de curto prazo, indica a presença da doença de Alzheimer e pode ser percebida com antecedência, o que possibilita a implementação de tratamento mais cedo.
Problemas de movimento da demência podem se manifestar durante o sono, revela estudo
Estudos realizados pela Mayo Clinic comprovaram que sintomas e problemas de movimento da demência com corpos de Lewy (DCL), terceiro tipo mais comum da doença, podem se manifestar durante o sono em pessoas que sofrem do distúrbio comportamental REM, a fase do descanso noturno em que mais sonhamos. Os sintomas podem aparecer até 30 anos antes do diagnóstico de demência.
Carregando…
Fonte: © R7 Rádio e Televisão Record S.A
Comentários sobre este artigo