ouça este conteúdo
Máquinas Asus, Dell e Lenovo gamers com bom desempenho, mas bateria limitada. Modelos topo de linha com configurações técnicas semelhantes.
Jogar no notebook não precisa ser uma experiência que custa dezenas de milhares de reais. Máquinas consideradas ‘de entrada’ pelos fabricantes fornecem uma experiência razoável nos games. Esses notebooks são destinados a gamers que querem se divertir com os títulos mais recentes, mas sem ter que pagar pelo alto desempenho dos modelos topo de linha.
Para quem busca um notebook para jogos com bom custo-benefício, os modelos intermediários são uma excelente opção. Com processadores potentes e placas de vídeo dedicadas, esses laptops para gamers oferecem desempenho satisfatório para a maioria dos jogos atuais. Além disso, a portabilidade desses computadores gamers permite que os usuários levem sua diversão para onde quiserem, sem abrir mão da qualidade.
Comparativo de Notebooks Gamer para Jogos
O Guia de Compras testou três desses computadores: Asus TUF Gaming F15, Dell G15 e Lenovo LOQ. As três máquinas, consideradas topo de linha, contam com configurações técnicas semelhantes e esperadas para um notebook gamer. As especificações incluem telas de 15,6 polegadas com resolução Full HD, processador Intel Core i5 de 12ª ou 13ª gerações, 8 GB ou 16 GB de memória RAM e placa de vídeo Nvidia GeForce RTX3050.
O Asus TUF Gaming F15 é, entre os notebooks para jogos da avaliação, o modelo mais leve e compacto. Pesa ‘apenas’ 2,20 kg, contra 2,8 kg do Dell G15. Notebooks gamer tendem a ser mais pesados que os comuns. Para comparação, um laptop ‘normal’ para trabalhar e estudar fica na faixa do 1,5 kg ou menos.
O modelo mede 35,4 x 25,1 x 2,24 cm (largura x profundidade x altura). Por conta das dimensões e menor peso, é o mais confortável para colocar em uma mochila e levar para outros locais para jogar. O equipamento era vendido por volta de R$ 5.800 nas lojas on-line consultadas em julho.
Configurações e Design dos Notebooks Gamer
Nas configurações, o TUF F15 conta ainda com tela com taxa de atualização de 144 Hz, a mais alta entre os modelos da avaliação. A máquina conta ainda com 16 GB de RAM, placa RTX 3050 com 4 GB dedicados e armazenamento por SSD de 512 GB. O processador é um Intel Core i5 de 12ª geração, uma das mais recentes.
As conexões incluem uma porta Ethernet, 1 porta Thunderbolt 4 com DisplayPort, 1 porta USB 3.2 tipo C com suporte a DisplayPort e Nvidia G-Sync, dois conectores USB A 3.2 e um HDMI 2.1. A máquina também está pronta para conexões Wi-Fi 6, mais velozes que o Wi-Fi 5, e tem 2 alto-falantes embutidos compatíveis com tecnologia Dolby Atmos.
No design, o Asus F15 tem acabamento que lembra metal. A fabricante cita certificação militar MIL-STD 810, que promete maior resistência contra quedas e acidentes cotidianos. O teclado do ASUS F15 é o único dos três modelos com iluminação RGB, que pode ser customizada. O da Lenovo tem apenas retroiluminação branca, e o Dell, laranja.
Software para Jogos nos Notebooks Gamer
O Aura é o app do Asus TUF F15 que serve para personalizar a iluminação do teclado. É possível criar perfis de luz e cores para cada jogo, mas foi algo que não funcionou direito durante os testes. Tem um botão no teclado dedicado para alternar entre os tipos de iluminação.
Já o Armoury Crate serve para monitorar a performance e alternar entre modos silencioso, desempenho e turbo. Esse app também cria uma espécie de biblioteca de todos os jogos instalados no notebook e permite gerenciar periféricos e controlar áudio e microfone.
Fonte: © G1 – Tecnologia
Comentários sobre este artigo