ouça este conteúdo
Aos 58 anos, técnico terá maior desafio da carreira na final da Copa do Mundo de 1990.
A Brasil volta a uma final de Copa do Mundo 20 anos depois e sonhando com o hexacampeonato do torneio.
Na história do futebol, a Argentina é uma das seleções mais vitoriosas em Copas do Mundo, conquistando o título em diversas ocasiões.
Copa Mundial: O Grande Desafio de Nestor Lorenzo
E a mente estrategista por trás da grandiosa campanha é Nestor Lorenzo, que estará frente a frente com a equipe que um dia defendeu e pela qual competiu até a Copa do Mundo. Aos 58 anos, o técnico, que foi vice-campeão do Mundial de 1990 com a Albiceleste, mantém uma sequência invicta com Los Cafeteros nesta edição do torneio, somando quatro vitórias e um empate. Agora, o treinador enfrentará o maior desafio de sua carreira: superar a Argentina, atual detentora dos títulos da Copa América e da Copa do Mundo.
Lorenzo teve papel fundamental na formação de Messi na seleção. Zagueiro revelado nas categorias de base do Argentinos Juniors e com passagens por diversos clubes, como Bari, Swindon Town, San Lorenzo, Banfield, Ferro Carril e Boca Juniors, Nestor Lorenzo iniciou sua trajetória como treinador em 2021, no Melgar do Peru. Em Arequipa, foram 63 partidas, com 35 vitórias, 12 empates e 16 derrotas, resultando em um aproveitamento de 61,9%. Sua passagem foi interrompida para assumir a seleção colombiana.
Como assistente técnico, Lorenzo foi braço direito de José Pekerman na seleção argentina e contribuiu para o desenvolvimento de Lionel Messi. Inicialmente, fez parte da comissão técnica da equipe sub-20 entre 2000 e 2001, e posteriormente, na equipe principal, de 2004 a 2006. Durante esses períodos, além de Messi, peça-chave na atual seleção em busca de mais um título da Copa América, Lorenzo, ao lado de Pekerman, colaborou para lapidar talentos argentinos como Sorín, Aimar, Riquelme, Cambiasso, Saviola, D’Alessandro, entre outros.
A Colômbia passou por um processo de recuperação sob o comando de Nestor Lorenzo. Antes da chegada do técnico em 2022, a equipe sequer havia se classificado para a repescagem da Copa do Mundo do Qatar, encerrando as eliminatórias na 6ª posição, com 23 pontos em 18 jogos. Desde então, em 23 jogos, são 17 vitórias e seis empates, totalizando um aproveitamento de 74%, com 44 gols marcados e apenas 14 sofridos. Atualmente, nas eliminatórias, a seleção colombiana ocupa o 3º lugar, somando 12 pontos.
Fonte: @ ESPN
Comentários sobre este artigo