Mynd8 e Banca Digital administram perfis de fofoca como Choquei, com milhões de seguidores, disseminando notícias virais e mensagens amorosas.
Choquei, não dá para acreditar! A polêmica do perfil de fofoca tomou conta das redes sociais influentes hoje, dia 22. As especulações surgiram devido a um suposto incidente chocante.
O grupo responsável pelas publicações, com milhões de seguidores, acabou compartilhando informações inverídicas sobre uma suposta conversa romântica entre Vitória Canedo, de 22 anos, e o comediante Whindersson Nunes. Ambos negaram veementemente qualquer envolvimento com o caso. E esse conjunto de ações acabou gerando uma grande repercussão negativa.
Choquei: Fofocas e Fake News
A jovem, que morava em Araguari, no interior de Minas Gerais, tinha histórico de depressão e sucumbiu à enxurrada de fake news. Cometeu suicídio.
Mesmo depois de o assunto ter repercussão nas redes sociais, a página de fofoca seguiu com suas publicações. Somente apagou o post que continha informações falsas, mas não houve retratação. Depois, o Choquei informou seus seguidores sobre a morte de Jéssica.
‘Dono do Choquei tranca perfil depois de suicídio de jovem’
Chamou atenção do público o fato de o Choquei seguir com suas publicações em escala industrial, apesar da tragédia que envolveu a jovem mineira. Essa prática é comum nos grandes perfis de fofoca, gerenciados pela agência especializada em entretenimento Mynd8. A Banca Digital, braço de marketing desta última empresa, é o cérebro por trás da divulgação dos conteúdos virais.
Redes Sociais e Agência Influente
‘Por trás das fofocas e da aparente frivolidade estão milionárias verbas publicitárias de grandes empresas, cada vez mais destinadas a canais digitais, assim como uma rede de perfis capaz de pautar a internet brasileira’, revelou o site Núcleo Jornalismo, em reportagem publicada em julho de 2022. ‘Para os anunciantes, a Banca Digital se define como a forma perfeita da sua marca fazer parte das conversas mais virais do momento.’
A Amazon, a Ambev, a Heinz e o Mercado Livre, por exemplo, compõem o elenco de clientes da Mynd8. Essas companhias buscam engajamento com os mais de 80 milhões de seguidores disponíveis na carteira da agência de entretenimento, distribuídos em dezenas de perfis. O Choquei é apenas um deles, mas há diversos outros, como Alfinetei, Otariano, Gossipdodia, Alfineteiteen, Letsgossip, Cutucas, Babados, RainhaMatos, CentralDaFama, Babados, XuxaNave, Fuxiquei, MemesTwitter e Babadeira, entre outros.
Sátira e Influência na Mídia-digital
Esses perfis são responsáveis por divulgar conteúdos similares e ideologicamente alinhados — à esquerda. Um levantamento da Aos Fatos e do Núcleo Jornalismo, também elaborado no ano passado, mostrou que aproximadamente a metade de todas as publicações no Instagram por 24 perfis da Banca Digital apareceu em mais de um perfil. O estudo leva em consideração os posts de 5 a 12 de junho de 2022.
Choquei: Autonomia e Relações Políticas
Ao ser indagada se interferia nos assuntos a serem divulgados ao público, a agência de marketing negou. ‘A Banca Digital conta, hoje, com um time comercial completo, ficando à frente de todas as negociações publicitárias junto aos perfis, porém sem interferência editorial’, afirmou, em julho do ano passado.
No entanto, o dono do Choquei, Raphael Sousa, disse à revista piauí que decidiu não renovar o contrato com a Banca Digital porque gostaria de ter mais controle sobre os negócios. O acordo teria acabado em dezembro de 2021, mas, até julho do ano seguinte, o Choquei ainda aparecia no site da Banca Digital como um dos associados.
Presença Política e Realidade Trágica
Embora se dedique ao entretenimento e à fofoca, o Choquei tem na política seu carro-chefe. O perfil é conhecido por divulgar mensagens positivas sobre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A história começou antes da eleição e se estende até os dias de hoje.
Reportagem publicada pela revista piauí, em 1º de novembro do ano passado, mostra a relação próxima entre Raphael Sousa, criador da página, e a futura primeira-dama, Janja.
Choquei: Relações e Polêmicas
Pelo Twitter é possível ver que Janja seguia o Choquei e interagia com o perfil, por meio de likes e comentários em publicações. Apesar de dizer que é desinteressado por política, Sousa compartilha conteúdos avessos ao ex-presidente Jair Bolsonaro. ‘Na verdade, me posiciono contra o presidente Bolsonaro, em razão da má gestão da pandemia’, explicou Sousa à piauí.
Em outro momento, o dono do Choquei participou de uma live no canal de esquerda Diário do Centro do Mundo.
Choquei: Homem de Relações
Outro integrante do Choquei também tem relações amigáveis com o Partido dos Trabalhadores. Trata-se Edson José da Silva Júnior, ou Júnior Silva, que chegou a receber uma homenagem na Câmara de Nova Andradina, no Ceará.
‘Durante a campanha eleitoral em 2022, Júnior teve a oportunidade de conhecer o candidato à Presidência da República Luiz Inácio Lula da Silva, por meio de um contato direto realizado entre o jornalista e Janja, que é seguidora do perfil da Choquei no Instagram’, relata a Câmara de Nova Andradina. ‘Em junho de 2022, algo que até então era um sonho para o jovem jornalista Júnior se tornou realidade, teve a oportunidade ímpar de conhecer Lula e Janja na capital brasileira.’
Conclusão e Atualizações
Jéssica Vitória Canedo, de 22 anos, cometeu suicídio nesta sexta-feira, em Minas Gerais. Dias atrás, a jovem se tornou alvo de notícias falsas, divulgadas pelo perfil de fofoca Choquei, no Twitter/X. Ela será velada em Araguari, no interior do Estado.
Conhecido por compartilhar informações sem checagem, o Choquei divulgou imagens de supostos diálogos amorosos entre Jéssica e o humorista Whindersson Nunes. Os dois negaram ter relação.
Raphael Sousa, um dos donos do Choquei, debochou do texto de Jéssica, por supostamente ser longo. ‘Avisa para ela que a redação do Enem já passou’, disse. ‘Pelo amor de Deus!’ Depois da repercussão do caso, Sousa apagou seu perfil.
Ines Oliveira, mãe de Jéssica, chegou a gravar um vídeo para pedir à página de fofoca que deixasse de compartilhar informações falsas sobre a filha. Nada adiantou.
Leia mais sobre o Choquei
O leitor pode acompanhar a história completa sobre o Choquei ao clicar neste link.
Fonte: © R7 Rádio e Televisão Record S.A
Comentários sobre este artigo