Após escapar da cassação no TRE-PR, ex-juiz enfrenta processo por ‘gestão caótica’ na Lava Jato, maior esquema de corrupção.
Durante uma entrevista coletiva concedida na tarde desta quarta-feira (10), o senador Sergio Moro (União Brasil-PR) afirmou que está tranquilo em relação ao julgamento que acontecerá no Conselho Nacional de Justiça (CNJ), referente à sua atuação na operação Lava Jato. ‘Eu não tenho medo, pois atuei como juiz nessa operação e conseguimos desmantelar um dos maiores esquemas de corrupção da história do país’, declarou Moro.
O presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Luís Roberto Barroso, definiu a data para a avaliação do relatório final da correição feita pelo CNJ na Operação Lava Jato, que foi liderada por Moro. Esse processo está marcado para a próxima terça-feira (16), e promete trazer à tona importantes discussões sobre a atuação do ex-juiz no caso.
Barroso, que ocupa a presidência do CNJ, esperou ansiosamente pela conclusão do julgamento no TRE-PR (Tribunal Regional Eleitoral do Paraná) que examinou a possível ocorrência de abuso de poder econômico na campanha que levou Moro ao Senado. Por 5 votos a 2, a corte eleitoral absolveu o senador da cassação.
Conclusão do julgamento no TRE-PR: Senador não será cassado
Nesta terça-feira (9), por cinco votos a dois, os magistrados do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) decidiram a favor de manter o mandato do senador Sergio Moro, em Curitiba.
As duas Ações de Investigação Judicial Eleitoral (AIJEs) que solicitavam a cassação do mandato de Sergio Moro argumentavam que durante a pré-campanha de Moro para a Presidência da República ele teria cometido abuso de poder político indevido dos meios de comunicação e obtido vantagens indevidas em relação aos outros candidatos que disputaram a campanha ao Senado.
Fonte: G1 – Política
Comentários sobre este artigo