Ministro do STF propõe penas de 14 a 17 anos em julgamento virtual de associação criminosa. Relato das ações inclui crimes contra o patrimônio tombado.
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu condenar mais 15 acusados denunciados pelos atos golpistas do dia 8 de janeiro de 2023. A votação ocorreu na madrugada desta sexta-feira (23), e o ministro foi incisivo em suas decisões.
Moraes é o relator das ações, que analisam denúncias feitas pela Procuradoria-Geral da República (PGR). Cada réu é julgado de forma individual, e o ministro ressaltou a gravidade dos crimes cometidos, decidindo por suas condenações.
O julgamento está sendo feito em plenário virtual e vai até o dia 1º de março. Moraes propôs penas que variam de 14 a 17 anos de prisão aos acusados. Eles respondem por crimes como:
.
- abolição violenta do Estado Democrático de Direito;
- dano qualificado;
- golpe de Estado;
- deterioração do patrimônio tombado;
- associação criminosa.
Até o momento, o Supremo Tribunal Federal já sentenciou 86 réus acusados de participação nos atos golpistas do dia 8 de janeiro de 2023.
Ministros do STF condenam réus envolvidos em crimes contra o Estado Democrático de Direito
Nesta sexta-feira, encerra-se o prazo para o julgamento de outros 15 réus. Até o momento em que este texto foi escrito, quatro ministros haviam culpo os denunciados.
Este julgamento está ocorrendo no plenário virtual do Supremo Tribunal Federal, onde os ministros votam de forma remota sobre a condenação dos acusados.
Ministro relator vota por condenação no plenário virtual do STF
Os réus são acusados de crimes como abolição violenta do Estado Democrático de Direito, dano qualificado, golpe de Estado, deterioração do patrimônio tombado e associação criminosa. O Supremo Tribunal Federal está atuando de forma rigorosa para punir os envolvidos.
Até o momento, o STF já condenou 86 réus denunciados por envolvimento nos atos golpistas do dia 8 de janeiro de 2023. Nesta sexta-feira, termina o prazo para o julgamento de outros 15 réus. Até a publicação desta reportagem, quatro ministros haviam votado pela condenação dos denunciados.
Acusados são condenados pelo STF por envolvimento em atos golpistas
Fonte: G1 – Política
Comentários sobre este artigo