ouça este conteúdo
Estudo no ICO indica que 48% dos adultos brasileiros terão obesidade em 20 anos, com 27% com sobrepeso. Tendências atuais preocupam autores.
Cerca de metade dos adultos brasileiros (48%) serão afetados pela obesidade e outros 27% estarão com excesso de peso até 2044, de acordo com um recente estudo divulgado durante o Congresso Internacional sobre Obesidade (ICO) 2024.
O aumento da obesidade e do sobrepeso preocupa as autoridades de saúde, que buscam estratégias eficazes para combater esse problema de saúde pública. É fundamental conscientizar a população sobre a importância de hábitos saudáveis e da prática regular de atividades físicas para evitar obesidade e excesso de peso.
O impacto da obesidade na saúde dos brasileiros adultos
O evento, organizado pela Federação Mundial de Obesidade, é um dos principais congressos sobre o tema no mundo e acontece em São Paulo de 26 a 29 de junho. De acordo com as estimativas do estudo apresentado no Congresso Internacional, três quartos dos adultos brasileiros terão obesidade ou sobrepeso dentro de 20 anos. Os autores também estimam que, se as tendências atuais se mantiverem, 130 milhões de brasileiros viverão acima do peso.
Os autores também alertam para o aumento de sobrepeso e excesso de peso no país. Há estudos alertando que a prevalência de sobrepeso e obesidade entre adultos brasileiros aumentará de 57%, em 2023, para 75%, em 2024. Estimativas indicam que serão desenvolvidos 10,9 milhões de novos casos de doenças crônicas associadas ao sobrepeso e à obesidade nos próximos 20 anos, e 1,2 milhão de mortes atribuíveis ao sobrepeso e à obesidade durante esse período.
Os autores também estimam que, se as tendências atuais se mantiverem, 130 milhões de brasileiros viverão acima do peso. O modelo estima mortes atribuídas e casos incidentes de doenças cardiovasculares, diabetes, doença renal crônica, cirrose e cânceres com base em dados demográficos e epidemiológicos de pesquisas nacionais e do Estudo de Carga Global da Doença (GBD).
Segundo as estimativas, a prevalência de sobrepeso e obesidade entre adultos brasileiros aumentará de 57%, em 2023, para 75%, em 2024. Consequentemente, estima-se que sejam desenvolvidos 10,9 milhões de novos casos de doenças crônicas associadas ao sobrepeso e à obesidade nos próximos 20 anos, e 1,2 milhão de mortes atribuíveis ao sobrepeso e à obesidade durante esse período.
Os autores do estudo ressaltam a importância de políticas robustas para lidar com o aumento da obesidade no Brasil. ‘Esses dados são alarmantes e deixam claro que precisamos focar em políticas de prevenção e nos afastar do discurso ‘conveniente’ de que a obesidade é uma questão de hábitos e escolhas’, afirma Bruno Halpem, presidente da Associação Brasileira para Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica (Abeso).
Nesse cenário, o diabetes representou mais de 51% dos novos casos, e as doenças cardiovasculares atribuíveis ao excesso de peso representaram, aproximadamente, 57% das mortes até 2044. A carga epidemiológica e econômica do sobrepeso e da obesidade no Brasil aumentará significativamente, portanto políticas robustas precisam ser implementadas no país, incluindo o tratamento dos casos existentes e a prevenção do sobrepeso e da obesidade em todas as faixas etárias.
Fonte: © CNN Brasil
Comentários sobre este artigo