ouça este conteúdo
Mais de mil agentes cumprem mandados de prisão, busca e apreensão, sequestro e bloqueio de bens na região criminosa.
Uma operação, realizada na manhã desta terça-feira (6), tem como alvo as atividades do PCC e de toda uma rede criminosa na região criminosa, no coração de São Paulo.
A ação policial visa desmantelar as atividades ilícitas do grupo, que tem causado impacto na segurança da região. A operação conta com o apoio de diversas forças de segurança para garantir o sucesso da missão.
Operação Policial Desmantela Megaoperação Criminosa na Região Central de São Paulo
Entre os alvos dos mandados de prisão estão três guardas-civis metropolitanos e um ex-agente da GCM suspeitos de liderar uma milícia que extorquia dinheiro de comerciantes da área. Mais de mil agentes públicos estão em ação para dar cumprimento a sete mandados de prisão, 117 de busca e apreensão, 46 de arresto, sequestro e bloqueio de bens e 44 de interdição de imóveis. A megaoperação, batizada de Salus et Dignitas, conta com a participação do Ministério Público de São Paulo (MPSP), governo do Estado, Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Federal (PF), Receita Federal e Ministério Público do Trabalho (MPT).
De acordo com os promotores do Grupo de Atuação de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), a facção paulista transformou a região central da capital em um ecossistema de atividades ilícitas explorado por diversos grupos criminosos organizados. O tráfico de drogas, controlado pela facção, é apenas uma das atividades criminosas presentes na região.
Diversos grupos criminosos estariam envolvidos em atividades como comércio ilegal e receptação de peças veiculares, armas e celulares, contaminação do solo com reciclagem e ferro-velho, exploração da prostituição, captação ilegal de rádios transmissores da polícia e submissão de pessoas a trabalho análogo à escravidão.
A operação visa lacrar imóveis utilizados para a venda e consumo de drogas na região. Uma equipe multidisciplinar, composta por profissionais de saúde e assistência social, será responsável pelo atendimento às famílias afetadas. Ações integradas de outras pastas e da Prefeitura de São Paulo incluem emissão de documentos, distribuição de alimentos, kits de roupas e produtos de higiene pessoal.
Fonte: @ CNN Brasil
Comentários sobre este artigo