Infectologista Igor Maia fala sobre Maria Guilhermina, internada desde quinta-feira. Infecção pulmonar grave com acometimento inicial do trato respiratório.
A pequena Maria Guilhermina continua internada no hospital após ter sido diagnosticada com pneumonia, segundo comunicado da atriz Leticia Cazarré nas redes sociais.
De acordo com a atriz, a filha, de apenas 2 anos, está lutando contra a pneumonia e sendo tratada por uma infecção. A gravidade da pneumonia pode levar à doença e causar danos graves, como a falência do pulmão. A atriz pede aos seguidores que enviem força e amor para a pequena. Leticia Cazarré pediu para que as pessoas enviassem força positiva para a filha, afirmando que a pneumonia pode ser um desafio para a saúde de crianças pequenas.
Infecção pulmonar: O que é pneumonia e como se trata?
A influenciadora, que preferiu não se identificar, revelou que a menina está enfrentando um quadro grave de infecções, incluindo pneumonia e parainfluenza. ‘A menina está com uma pneumonia adiantada, está com parainfluenza e traqueíte’, disse a influenciadora. Para entender melhor os problemas enfrentados pela criança, a CARAS Brasil conversou com o infectologista Igor Maia Marinho, que explicou cada diagnóstico detalhadamente.
Princípio de pneumonia: O que é e como se trata?
O médico começou explicando o diagnóstico de princípio de pneumonia. ‘Esse é um termo que não é medicalizado, é um termo usado para facilitar o entendimento que fala sobre o estágio inicial de uma pneumonia de fato’, disse. ‘Uma pneumonia é uma infecção dos pulmões, que pode ser causada por bactérias, vírus ou fungos. Geralmente, começa com sintomas como febre, tosse e falta de ar e a criança pode ter dores no peito e cansaço’, detalhou.
O médico também explicou que pneumonia de um modo geral tem tratamento. ‘Quando é uma pneumonia bacteriana, tem um tratamento com antibiótico; o mesmo quando é uma pneumonia fúngica – que é causada por fungos mais comumente em crianças que tenham algum componente de imunidade muito afetada, por exemplo, crianças que cursem com quadros de câncer ou algum tipo de imunodeficiência. E pneumonias virais; que geralmente não têm um tratamento específico, mas a gente controla os sintomas seja com analgésicos, antitérmicos e repouso. Às vezes, dependendo do quadro, alguns antivirais’, informou.
Quadro grave de pneumonia: Riscos e consequências
O médico alertou que a pneumonia pode ser um quadro grave em crianças, especialmente em crianças de cinco anos ou imunocomprometidas. ‘É importante que na suspeita de um quadro de pneumonia, no caso de uma infecção pulmonar, os pais procurem assistência médica’, reforçou Marinho.
Infecção da traqueia: Traqueíte
O infectologista também explicou a traqueíte. ‘O termo que foi usado para definir esse princípio de pneumonia, como uma traqueíte, fala sobre uma infecção do trato respiratório, mas que tem um acometimento principalmente da traqueia – que é o canal responsável por levar o ar da nossa boca e nariz para os pulmões’, explicou. ‘Essa traqueíte pode acompanhar muito comumente tosse e até dor nessa região da garganta e na região torácica, como pneumonia de um modo geral. Então, a traqueíte seria um estágio inicial da pneumonia’, concluiu.
Fonte: @ Terra
Comentários sobre este artigo