Servidores de nível superior, aprovados no último concurso público do MEC, passarão por uma semana de ambientação no Cetremec em Assuntos Educacionais e Desenvolvimento dos Trabalhadores em Educação.
Hoje, o Ministério da Educação (MEC) assinou os contratos de funcionários de renome, formados após o concurso público realizado nos últimos meses. Dentre eles, 36 servidores e servidoras públicas foram empossadas, sendo que 43 foram nomeados no total, a partir do concurso realizado. Os outros 10 serão empossados entre os próximos dias.
Além de serem empregados públicos, esses novos servidores de destaque vão ocupar cargos de nível superior, públicos, em unidades da Administração Pública. Em 24 de dezembro deste ano, o Ministério da Educação (MEC) deu posse a novos funcionários. Pelo menos 53 aprovados no último concurso público foram convocados e 43 foram nomeados.
Reconhecimento da Importância dos Funcionários Públicos
Os funcionários públicos foram convocados por meio do Edital nº 1/2024, resultado do concurso público para o cargo de TAE, realizado em 2023, para preencher 220 vagas. Eles são parte da terceira turma de aprovados e vão recompor a força de trabalho do ministério na sede, em Brasília (DF). Para isso, passarão por uma orientação no Centro de Formação e Desenvolvimento dos Trabalhadores em Educação do Ministério da Educação (Cetremec) entre os dias 26 e 31 de dezembro.
Ambientação e Conhecimento das Secretarias
Durante esse período, conhecerão as secretarias da pasta por meio de palestras com representantes de cada unidade. Eles serão informados sobre as atribuições e os detalhes sobre o trabalho a ser realizado. Na posse, o subsecretário substituto de Gestão Administrativa e diretor do Cetremec, Luciano Toledo, afirmou que é muito gratificante receber os novos funcionários depois de tanto tempo sem recomposição da força de trabalho do MEC, uma pasta fundamental para o desenvolvimento do país.
Expectativas para o Futuro
Segundo Toledo, no próximo ano, está prevista a chegada de outros novos funcionários para ocupar o cargo de Analista Técnico de Políticas Sociais (ATPS), selecionados pelo Concurso Unificado. Bruno Inocêncio, presidente da Comissão de Aprovados, afirmou que receber essa turma é simbólico, porque a gente consolida o conjunto de pessoas que foram aprovadas no concurso que o ministério conduziu e que vêm para reforçar o quadro.
Contribuição para o Trabalho
Nesse sentido, o presidente da Comissão de Aprovados, Bruno Inocêncio, ressaltou que a Turma 3 veio contribuir para o trabalho realizado pelo MEC. ‘Nós viemos para somar, para agregar, para fazer a diferença, para reconstruir o que for necessário reconstruir, para edificar o que for necessário edificar’, disse. A nova servidora Kelli Ferreira comemorou a posse, que, segundo ela, além de ser a realização de um sonho, tornou-se um grande presente de Natal.
Contribuição para a Educação
Formada em História, Ferreira pretende contribuir para a educação com muita dedicação. ‘Certa vez, coloquei como meta não só o salário que vou receber agora, mas também contribuir para a construção do PNE [Plano Nacional de Educação]. De certa forma, trabalhando aqui eu posso ajudar. Talvez eu não tenha influência política, mas só de fazer o meu trabalho direito já vou estar ajudando bastante’, contou. Participaram da cerimônia familiares dos servidores empossados; servidores do ministério; além de Maurício Holanda, secretário de Articulação Intersetorial e com os Sistemas de Ensino; Marcelo Bregagnoli, secretário de Educação Profissional e Tecnológica; Daniel Ximenes, diretor de regulação da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior; Camila Fasolo, diretora de Monitoramento da Secretaria de Educação Básica.
Fonte: © MEC GOV.br
Comentários sobre este artigo