ouça este conteúdo
Cerimônia nova da Comissão Nacional no Auditório do Ministério com membros, vice-presidente da República e lista dos representantes.
Nesta quarta-feira, 17 de julho, o Ministério da Educação (MEC) realiza a posse dos novos integrantes da Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM), durante um evento no Auditório do Ministério, em Brasília (DF). A solenidade é prestigiada pelo vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, pelo ministro da Educação, Camilo Santana, e pela ministra da Saúde, Nísia Trindade.
Os membros da CNRM têm a importante responsabilidade de regulamentar e fiscalizar os programas de residência médica em todo o país, garantindo a qualidade e excelência na formação de novos profissionais de saúde. A atuação da Comissão Nacional de Residência Médica é fundamental para o aprimoramento contínuo da educação médica no Brasil, contribuindo para a formação de médicos cada vez mais capacitados e preparados para os desafios da prática clínica.
Reunião Plenária da Comissão Nacional de Residência Médica
A Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM) divulgou a lista dos representantes, titulares e suplentes, indicados pelos respectivos órgãos e entidades, que irão compor o Plenário. A publicação foi feita pelo Ministério da Educação (MEC) por meio da Portaria nº 657/2024, em uma solenidade que antecedeu a 5ª Sessão Ordinária da Comissão Nacional de Residência Médica, realizada nos dias 17 e 18 de julho, no Auditório do MEC, das 9h às 18h (horário de Brasília).
Durante a reunião plenária, diversos temas foram debatidos, incluindo a formação de médicos especialistas, o cronograma para eleição da nova Secretaria-Executiva da Comissão Nacional de Residência Médica, o regimento interno da CNRM, e o fortalecimento das políticas públicas da Residência Médica no país. A presidência da Comissão Nacional de Residência Médica é exercida pelo MEC, por meio da Secretaria de Educação Superior (Sesu).
As sessões plenárias da Comissão Nacional de Residência Médica têm como objetivo discutir temas relevantes para a Residência Médica no Brasil. A estrutura, organização e funcionamento da Comissão são regidos pelo Decreto nº 11.999/2024, que ampliou a composição do Plenário de nove para 12 entidades de saúde representadas no colegiado.
Essa mudança foi oficializada em 17 de junho, no Diário Oficial da União, por meio do Decreto nº 12.062/2024. Além das entidades de saúde, as Comissões Estaduais de Residência Médica, a Comissão Distrital de Residência Médica e as Câmaras Técnicas também participam das Sessões Plenárias da Comissão Nacional de Residência Médica, atuando como instâncias auxiliares.
O Plenário da Comissão Nacional de Residência Médica se reúne mensalmente em caráter ordinário e, em situações extraordinárias, mediante convocação do presidente da CNRM, conforme o art. 7º do Decreto nº 11.999/2024. Essas informações foram fornecidas pela Assessoria de Comunicação Social do MEC, com dados da Secretaria de Educação Superior (Sesu).
Fonte: © MEC GOV.br
Comentários sobre este artigo