Mangaratiba, destino turístico com piscinas naturais, atrai cidadãos de baixa renda devido às oportunidades no comércio local, apesar de alagamentos na região.
Localizada no litoral fluminense, a cidade de Mangaratiba é conhecida por suas belezas naturais e por ser um destino turístico popular entre as camadas mais populares do Estado. Além disso, a cidade possui mansões de celebridades, como Neymar, o que também atrai a atenção de turistas e curiosos.
O Poção de Muriqui, localizado em Mangaratiba, é um curso d’água que se inicia no encontro de três cachoeiras e percorre as ruas da cidade até desaguar na Praia de Muriqui. A prefeitura realizou intervenções para tornar o local mais acessível à população, construindo paredes e concretando o chão para que as pessoas pudessem desfrutar da piscina natural.
Mangaratiba: um destino turístico
Além disso, uma pequena comporta instalada pela prefeitura controla o volume da água no canal, de maneira a evitar alagamentos em dias de chuva. O local possui baixa profundidade e largura, que varia entre 4 e 16 metros.
Mangaratiba: Uma cidade no litoral fluminense
Com a construção, turistas e moradores passaram a frequentar o espaço, e o comércio surgiu nas proximidades. No verão, a região é altamente frequentada pela população mais humilde, o que deu a fama de local do ‘povão’ em Mangaratiba.
Mangaratiba: um destino com piscina natural
Poção de Muriqui… pic.twitter.com/eAXVxTr0JS
Mangaratiba: uma oportunidade de negócios e moradia
O poção fica no distrito de Vila Muriqui e atrai diversos turistas, especialmente do Estado do Rio de Janeiro. Alguns gostaram tanto da região que decidiram mudar para a cidade. É o caso do empresário paulista Michel Ribeiro, que conheceu a região aos 20 anos.
Mangaratiba: região segura e tranquila
Em entrevista ao jornal Folha de S.Paulo, ele contou que passou um carnaval na cidade e fez uma promessa de que se mudaria para a região quando se aposentasse, mas não demorou muito.
Piscina natural em Mangaratiba: uma oportunidade de melhorar o turismo local
‘Tinha um restaurante em São Paulo e precisei fechar’, contou. ‘Logo depois surgiu uma oportunidade de trabalhar e morar no Rio. Na primeira oportunidade, me mudei para Mangaratiba. É um lugar tranquilo e seguro, poucos crimes acontecem.’
Mangaratiba: Alagamentos e conflitos de opinião
Alguns moradores não gostam do poção, por atrair pessoas de baixa renda. À Folha, um morador, que não quis se identificar, disse que o local ‘não combina’ com a cidade.
Mangaratiba: opiniões divergentes sobre a piscina natural
Nas redes sociais da prefeitura, diversos moradores criticaram a existência do poção e disseram que ele deveria ser fechado. Um dos internautas disse que o local recebe visita de ‘turistas porcos sem educação’, já outro disse que não conseguia frequentar a piscina porque ‘só vive cheio de farofeiros’.
Mangaratiba: apelo atrativo aos visitantes
A proprietária de um chalé próximo ao poção, Vanessa Oliveira, disse que a vila tem vida noturna mais movimentada que outros distritos da cidades por ser barato. ‘O preço é mais em conta também’, contou. ‘Vem muita gente da Baixada Fluminense, cidades como Nova Iguaçu, Duque de Caxias, Queimados. Muriqui é povão.’
Mangaratiba: destaque para as mansões de celebridades
Mangaratiba tem mansões de diversas celebridades, como políticos, atletas e artistas. O ex-governador do Rio Sergio Cabral, por exemplo, perdeu uma mansão no valor de R$ 64 milhões, depois de ser leiloada por causa de sua condenação na Lava Jato, em 2018.
Mangaratiba: a polêmica envolvendo a mansão de Neymar
O atleta Neymar tem uma mansão na cidade e, inclusive, causou polêmica ao ser multado em R$ 16 milhões pela construção de um lago artificial de mil m² no terreno, cercado por vegetação de mata atlântica. O jogador não teria solicitado a licença ambiental para desviar o curso de água de um rio, além da escavação e movimentação de pedras e rochas.
Fonte: © R7 Rádio e Televisão Record S.A
Comentários sobre este artigo