O empresário Evangelos Marinakis, dono do Nottingham Forest, foi ligado ao Vasco como potencial investidor para o setor de futebol do clube brasileiro, mas sem acordo de confidencialidade.
Evangelos Marinakis, o magnata grego conhecido por seu envolvimento com o Nottingham Forest, na Inglaterra, acaba de confirmar em entrevista à ‘Sky Sports’ que está trabalhando em uma negociação para adquirir um clube brasileiro. Com uma forte presença nas esferas esportivas, ele tem olhar atento para mercado nacional e participa de uma série de negociações ao longo do ano.
No contexto da SAF, o VA, potencialmente, é o nome ligado ao magnata, que tem o poder e a estrutura para dar um novo rumo ao time de cara. A estrutura administrativa do clube também poderia ser fortalecida por meio de investimentos de um magnata de seus moldes, trazendo uma nova era para o time, especialmente na negociação de novos contratos com jogadores de alto nível, principalmente jogadores gregos. O clube está à procura de investidor para dar um impulso importante para o futuro, e é possível que o magnata grego seja a solução para esse desafio.
Investidor de peso no futebol
O magnata Evangelos Marinakis não mede esforços para expandir suas atividades no mundo do futebol. Para ele, ser um investidor de sucesso significa ser algo grande, algo importante. E ele está disposto a fazer o que for necessário para alcançar seus objetivos.
Em um vídeo que será transmitido na TV inglesa na terça-feira, Marinakis fala sobre sua negociação com um clube brasileiro, demonstrando sua determinação em expandir sua presença no futebol. O empresário grego, dono do Olympiacos (Grécia) e do Rio Ave (Portugal), já havia contratado o executivo brasileiro Edu Gaspar, que fez um trabalho de alto nível no Arsenal antes de se juntar ao grupo de Marinakis.
– Eu gostaria de cooperar com ele em um projeto global – afirmou Marinakis sobre Edu, enfatizando sua visão de escala e cooperação.
O ge descobriu que o Vasco é um dos clubes avaliados pelo grupo de Marinakis. Em uma entrevista recente, o presidente Pedrinho mencionou conversas em andamento com possíveis interessados, mas não revelou nomes.
– Existem alguns investidores, e eu tenho que tomar cuidado quando falo porque as pessoas acham que são negociações avançadas.Existem alguns e existem NDAs (acordos de confidencialidade) assinados desse início de conversa, que eu não vou chamar nem de negociação – declarou o presidente do Vasco no dia 14 de novembro.
Quem é Marinakis
O magnata de 57 anos fez a maior parte de sua fortuna no setor marítimo. A família de Marinakis é dona da Capital Maritime Group, empresa que conta com uma frota de dezenas de navios e cujo patrimônio é estimado em R$ 22 bilhões.
O primeiro investimento no futebol de Marinakis aconteceu em 2010 com a compra do Olympiacos, um dos dois maiores times da Grécia. Com ele, o clube conquistou o título da Liga Grega por sete temporadas consecutivas, além de levantar quatro vezes a taça da Copa Nacional.
Em maio de 2017, Marinakis virou sócio-majoritário do Nottingham Forest, da Inglaterra – depois de 23 temporadas fora da primeira divisão inglesa, o clube voltou à Premier League em 2022. O último movimento do empresário no futebol foi a aquisição do Rio Ave, de Portugal, em 2023.
Evangelos Marinakis costuma ser uma figura presente nos seus clubes e divide opiniões entre os torcedores. Polêmico, ele foi investigado por suposta participação em um esquema de manipulação de resultados de apostas esportivas e por tentativa de corrupção de árbitros no futebol grego, mas terminou absolvido em ambos os casos.
Neste ano, o bilionário foi suspenso por cinco jogos após tentar cuspir em um árbitro durante o jogo do Nottingham Forest contra o Fulham, pela Premier League.
Fonte: © GE – Globo Esportes
Comentários sobre este artigo