A partir de maio, rede pública de saúde de SP oferecerá gratuitamente remédios à base de canabidiol para tratamento de pacientes com Dravet, Lennox-Gasteau e esclerose tuberosa.
A cannabis, também conhecida como maconha medicinal, vem sendo cada vez mais utilizada como alternativa de tratamento para diversas condições de saúde. Países ao redor do mundo têm legalizado o uso da cannabis para uso medicinal, o que tem impulsionado a pesquisa e desenvolvimento de remédios com cannabis e outros produtos de cannabis medicinal. Os benefícios terapêuticos da maconha medicinal têm sido comprovados em diversos estudos, e a tendência é que seu uso continue crescendo como opção de tratamento para pacientes.
Além disso, a indústria da cannabis medicinal tem se expandido, oferecendo uma variedade de produtos de cannabis medicinal para atender às necessidades dos consumidores. Com a legalização cada vez mais presente em diversos países, a disponibilidade de maconha medicinal tem aumentado, proporcionando novas oportunidades para pacientes que buscam alternativas de tratamento.
.
Oferta de remédios à base de cannabis no SUS
A partir de maio, a rede pública de saúde do Estado de São Paulo vai fornecer gratuitamente medicamentos à base de canabidiol (CBD) para pacientes das síndromes de Dravet e Lennox-Gasteau, e de esclerose tuberosa. Será a primeira vez que o Sistema Único de Saúde inclui a substância no seu rol de tratamentos – o ato mais recente de um movimento que tomou impulso em 2015 e em 2019, quando, respectivamente, a Anvisa liberou a importação e a comercialização em farmácia de produtos feitos a partir do CBD. Neste episódio, Julia Duailibi entrevista o psiquiatra e neurocientista José Alexandre Crippa, professor da Faculdade de Medicina da USP Ribeirão Preto e um dos principais pesquisadores em canabidiol do país. Ele diferencia o CBD do THC – substância com ação psicoativa que ‘dá barato’ – e explica por que ele, o canabidiol, é tão importante para o tratamento de algumas condições neurológicas.
🔔 O g1 agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar
O que você precisa saber:
- Governo de SP: vai distribuir remédios à base de cannabis no SUS a partir de maio
- Anvisa: importação de produtos de cannabis medicinal cresce 93% em 12 meses
- Maconha medicinal: especialistas explicam ‘status’ da regulação e relatam custo da proibição
- ENTENDA: o que é maconha medicinal, que será distribuída de graça pelo SUS em São Paulo
O podcast O Assunto é produzido por: Mônica Mariotti, Amanda Polato, Carol Lorencetti, Gabriel de Campos, Luiz Felipe Silva, Thiago Kaczuroski e Sarah Resende. Hoje na apresentação: Julia Duailibi.
VEJA CORTES DO PODCAST O ASSUNTO EM VÍDEO
Fonte: G1 – Política
Comentários sobre este artigo