Feira do Livro de Bogotá inicia em 17/04. Presidente brasileiro marca presença. Gabriel García Márquez será lembrado no evento.
A Feira Literária Internacional de Buenos Aires (FLIBA 2024), na Argentina, começa nesta quinta-feira (18), dia em que se completam 5 anos da morte do escritor Julio Cortázar — uma das maiores referências da literatura do país e autor do consagrado livro ‘O Jogo da Amarelinha’.
A 22ª edição da feira dará destaque a escritores do Uruguai. O país será homenageado pela segunda vez no principal evento literário da nação vizinha, que tem como tema este ano ‘Explorando o universo das letras’.
O escritor uruguaio Eduardo Galeano estará presente na FLIBA para participar de mesas de debate e encontros com leitores apaixonados por literatura.
Novidades da Feira Literária
Como convidado de honra desta edição, o Brasil estará sendo representado por 29 escritores, além de uma delegação de 90 convidados e mais de 50 intelectuais.
Grandes Nomes da Literatura
Entre os nomes da literatura nacional confirmados na programação do evento, estão Ailton Krenak, ambientalista, filósofo e poeta, primeiro indígena a ocupar uma cadeira na Academia Brasileira de Letras (ABL); Raphael Montes, escritor e roteirista, autor dos romances ‘Suicidas’, ‘Dias perfeitos’, ‘O vilarejo’, ‘Jantar secreto’ e ‘Uma mulher no escuro’, vencedor do Prêmio Jabuti 2020; e Geovani Martins, um dos novos talentos da literatura brasileira contemporânea, autor de ‘O Sol na Cabeça’ e ‘Via Ápia’.
Destaque na Programação
Abordagem Política no Evento Literário
Para a escritora Socorro Acioli, que conheceu García Márquez em 2006 — ao ser a única brasileira selecionada para a oficina de roteiros ministrada pelo colombiano — a relação política conturbada dele com a Colômbia faz com que a efeméride não seja prioridade frente ao interesse na troca política diplomática com o Brasil
Importância do Homenageado
García Márquez se exilou no México depois de ser acusado de colaborar com a guerrilha colombiana. Na mesma época escreveu aquele que seria sua obra-prima, ‘Cem Anos de Solidão’.
Propriedade Intelectual
‘El Gabo’, como era conhecido García Márquez na América Latina, morreu aos 87 anos no dia 17 de abril e 2014. Desde 1999, ele lutava contra um câncer linfático. Em 6 de março deste ano — data em que Gabo faria 97 anos se estivesse vivo — foi lançado mundialmente um livro póstumo inédito do escritor colombiano. A obra, intitulada ‘Em agosto nos vemos’, pinta o retrato de uma mulher que descobre seus desejos e se aprofunda em seus medos.
Impacto de uma Vida Dedicada à Literatura
Legado e Obras
Considerado um dos mais importantes escritores do século 20 e um dos mais renomados autores latinos da história, Gabriel García Márquez nasceu em Aracataca, na Colômbia. Chegou a estudar direito e ciências políticas na Universidade Nacional da Colômbia, mas não concluiu o curso, preferindo iniciar carreira no jornalismo…
Para ver o conteúdo completo, visite o site do evento literário
Fonte: G1 – Política
Comentários sobre este artigo