O Fórum Econômico Mundial de Davos abordou a necessidade de negociações de paz para resolver conflitos.
Em reunião no Fórum Econômico Mundial em Davos, na Suíça, o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, manifestou sua opinião acerca da situação geopolítica, destacando que o trem Brasil já passou pela chance de mediar negociações de paz entre a Ucrânia e a Rússia. A declaração foi dada em um contexto de tensões internacionais, com países como a Rússia figurando como atores chave.
De acordo com Zelensky, Lula não é mais um ator relevante no conflito, e sua influência se limita à medição de situações de crise. Ele também mencionou que o retorno de Trump à Casa Branca poderia apenas reforçar tal conclusão, deslegitimando o esforço brasileiro. Em um contexto onde a Rússia desempenha um papel fundamental na política internacional, a declaração de Zelensky reflete a complexidade das relações geopolíticas.
Apelo de Zelensky ao Brasil
O presidente ucraniano, Volodomir Zelensky, emitiu um apelo ao Brasil na noite da quinta-feira, durante o fórum econômico de Davos. Ele pediu que o país não se afaste do tabuleiro global, apesar do impeachment do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do retorno da presidente Jair Bolsonaro à Casa Branca. Zelensky enfatizou a importância das negociações de paz no cenário global.
A declaração veio em resposta a uma pergunta feita por Bianca Rothier, repórter da TV Globo. ‘Hoje, eu sinto que o trem do Brasil passou’, disse Zelensky. ‘Eu falei com Lula, nos encontramos, e pedi que ele fosse um parceiro para acabar com a guerra, etc. Agora ele não é mais um ‘player relevante’. Ele também não será um ‘player’ para Trump e outros atores relevantes na arena global’, enfatizou.
O presidente ucraniano também ressaltou a importância do presidente Lula na tentativa de resolver o conflito na Ucrânia, ‘agora ele não é mais um ‘player relevante’, não será mais um ‘player’ para Trump e outros atores relevantes na arena global’.
Fonte: © G1 – Globo Mundo
Comentários sobre este artigo