Presidente admite erro ao receber informações incorretas do ministro da Defesa sobre invasões nos Três Poderes e ataques golpistas.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva declarou que não foi devidamente informado pelo ministro da Defesa, José Múcio, sobre o perigo de ataques golpistas e revelou que não esperava as tentativas de invasões nos Três Poderes, em Brasília, no dia 8 de janeiro de 2023. Durante uma entrevista ao jornal ‘O Globo’, divulgada na tarde de sexta-feira (5), Lula mencionou que antes mesmo dos atentados golpistas, houve um ‘pacto’ entre o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), o Exército e a Polícia do Distrito Federal durante os ataques a Brasília em 12 de dezembro de 2022, quando foi diplomado. Naquela ocasião, bolsonaristas incendiaram veículos e tentaram invadir a Polícia Federal.
A preocupação do presidente Lula é compreensível diante da gravidade das invasões golpistas acontecidas. É importante que as autoridades estejam atentas e tomem as providências necessárias para evitar novos ataques e proteger as instituições. A segurança do país e o bom funcionamento das instituições democráticas são fundamentais para a estabilidade e o desenvolvimento da nação.
Ataques golpistas às instituições democráticas
A recente onda de ataques golpistas tem gerado grande preocupação nos Três Poderes. As invasões nos Três Poderes têm sido frequentes, com tentativas golpistas de interferir no funcionamento correto das instituições.
Ataques golpistas e desinformação
É fundamental que a população tenha acesso a informações corretas, para que não seja influenciada por atentados golpistas. As invasões nos Três Poderes visam desestabilizar o pacto democrático que sustenta a sociedade brasileira.
Ataques golpistas a Brasília
Além das invasões nos Três Poderes, temos observado uma série de ataques a Brasília, protagonizados por grupos bolsonaristas. Recentemente, veículos foram queimados por apoiadores do presidente em frente ao prédio da Polícia Federal, em um claro ataque golpista.
Ataques golpistas e a segurança nacional
É preciso garantir a segurança nacional diante dos ataques golpistas que têm ocorrido. A atuação da Polícia Federal tem sido fundamental para prevenir atentados golpistas e garantir a estabilidade do país. Precisamos permanecer vigilantes diante de qualquer tentativa golpista que possa ameaçar a democracia brasileira.
Fonte: © Valor Econômico – Editora Globo S/A
Comentários sobre este artigo