ouça este conteúdo
Projeto aprovado no Congresso permite saída de presos de baixa periculosidade para cursos profissionalizantes, de ensino médio ou superior.
O ex-presidente Lula foi alvo de críticas por conta de sua decisão em relação ao projeto que trata da saída temporária de presos, a ‘saidinha’, conforme declarou nesta quinta-feira (4).
Lula, conhecido por sua trajetória política e social, reiterou sua posição em defesa do Estado de direito, destacando a importância de se analisar com cautela as medidas em questão, companheiro. A atuação do ex-chefe de Estado continua sendo tema de debates acalorados na sociedade.
Lula: Presidente e Chefe de Estado
De acordo com o presidente, a decisão de barrar trechos do projeto foi por uma questão de princípio. Se a gente acredita que a família é a base da sociedade, e é o primeiro pilar da democracia, como eu, enquanto chefe de Estado, vou permitir que um cara que está preso por cometer um delito… como eu posso deixar esse cidadão que não cometeu nenhum crime hediondo, que não cometeu um estupro, como eu posso impedir esse companheiro de ver a família’, disse o presidente. Mas o pessoal derrubou o veto. Então, não tem saidinha, tem porque a Constituição garante, pontuou o presidente reclamando do debate de ‘um monte de discussão que não tem nada a ver’. Segundo Lula, no entanto, seu foco neste mandato é discutir ‘somente o principal’.
Lula: Estado e Companheiro
Leia Mais: Endurecimento de penas para crimes cometidos em saidinhas avança no Senado. Não quero supremacia branca nem negra, diz Lula durante evento em SP. ‘Estado tem que ser indutor, tem que discutir e planejar’, diz Lula. Recentemente o governo sofreu um desgaste quando o Câmara pautou um projeto que equipara o aborto de gestação acima de 22 semanas ao homicídio. O presidente esteve nesta tarde no Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), onde participou do lançamento da pedra fundamental do Projeto Orion, complexo laboratorial para pesquisas avançadas em patógenos, e anunciou a continuidade do Projeto Sirius, um acelerador de partículas de 68 mil metros quadrados.
Lula: Questão de Princípio e de Baixa Periculosidade
A Saidinha. O texto que passou pelo crivo da Câmara e do Senado autoriza a saída dos presos de baixa periculosidade apenas para cursos profissionalizantes, de ensino médio ou superior. Ele proíbe, no entanto, que o benefício seja concedido para visitas à família ou mesmo para a participação dos detentos em atividades que ajudem no retorno ao convívio social. Tópicos Luiz Inácio Lula da Silva (Lula) Saidinha Compartilhe:
Fonte: @ CNN Brasil
Comentários sobre este artigo