Empresa de Musk lança veículos espaciais tripulados, mas ele tem ameaçado não cumprir decisões judiciais no Brasil, relacionadas ao desmatamento.
Durante um evento na última terça-feira (9), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez um comentário sobre a preservação do planeta Terra, mencionando que um ‘bilionário tentando fazer foguete’ terá que usar seu muito dinheiro para ajudar nessa causa. A fala foi vista como uma possível referência ao empresário Elon Musk, dono de empresas como X (ex-Twitter), Starlink e SpaceX.
O presidente não mencionou o nome de Musk diretamente, mas a alusão ao ‘bilionário tentando fazer foguete’ foi clara. Musk, conhecido por sua fortuna e projetos inovadores, tem sido alvo de polêmicas recentes.
Durante o evento, Lula destacou a importância de preservar o meio ambiente e fez questão de mencionar o desafio que os bilionários têm pela frente.
Impacto do desmatamento e queimadas no planeta
Hoje nós temos muita gente que não reconhece o impacto negativo do desmatamento e das queimadas no planeta Terra. E muitas pessoas não levam a sério a importância da preservação das florestas para garantir a qualidade de vida neste imenso lar que é o nosso planeta e do qual não temos para onde fugir’, disse.
Tem até um bilionário tentando desenvolver foguetes e planejar viagens espaciais, mas a verdade é que não há lugar lá fora. Ele precisará aprender a viver aqui e usar boa parte de sua fortuna para ajudar a preservar este lugar, melhorar a vida das pessoas’, continuou.
No evento, o governo anunciou um montante de R$ 730 milhões para municípios na Amazônia, e Lula reafirmou o compromisso de atingir o ‘desmatamento zero‘ na floresta até 2030.
Musk também tem investimentos no Brasil por meio da Starlink, uma iniciativa da SpaceX que oferece serviços de internet via satélite.
O empresário está criando uma espécie de ‘constelação’ de satélites para fornecer conexão à internet em regiões remotas ao redor do planeta, incluindo a Amazônia, onde a infraestrutura é limitada ou inexistente.
Atitudes polêmicas de Elon Musk
Nos últimos dias, o bilionário sul-africano Elon Musk fez ameaças de desobedecer decisões judiciais no Brasil e atacou o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes.
No sábado (6), Musk ameaçou reativar os perfis de usuários bloqueados pela Justiça, acusando Moraes de censura e de ameaçar prender funcionários da rede social no Brasil.
No domingo (7), Moraes ordenou que a conduta de Elon Musk seja investigada e proibiu o antigo Twitter de desobedecer as decisões judiciais, sob pena de multa de R$ 100 mil para cada perfil bloqueado que for reativado.
Na decisão, Moraes afirmou ter visto indícios de obstrução de Justiça e incitação ao crime nas atitudes de Musk. Além disso, o ministro entendeu que o bilionário utilizou as redes sociais para disseminar desinformação e desestabilizar as instituições do Estado Democrático de Direito.
Fonte: G1 – Política
Comentários sobre este artigo