G1 perguntou aos 11 titulares do primeiro escalão do governo quais são seus livros prediletos e o que estão lendo atualmente.
Em uma pesquisa realizada pelo g1, 11 dos 38 ministros do governo Lula foram questionados sobre quais são seus livros favoritos e quais estão lendo no momento. Dentre as respostas fornecidas, romances, ensaios sobre filosofia e uma biografia foram destacados como preferidos pelos ministros.
O ministro da Educação, Camilo Santana, destacou o romance distópico ‘Ensaio Sobre a Cegueira’, do português José Saramago, como um de seus livros favoritos. Já a ministra da Igualdade Racial mencionou que uma obra de Audre Lorde foi de grande ajuda para lidar com a perda da irmã Marielle, assassinada em 2018.
Marina Silva
Marina Silva, atual Ministra do Meio Ambiente, é apaixonada por livros favoritos, e atualmente está lendo um livro sobre bioeconomia e desenvolvimento sustentável. Ela é conhecida por sua paixão por romances, ensaios sobre filosofia e biografias, e possui um carinho especial pelos livros de José Saramago, Hannah Arendt e Audre Lorde.
Luiz Inácio Lula da Silva
Livros como ‘Ensaio Sobre a Cegueira’, de José Saramago; ‘A Condição Humana’, de Hannah Arendt; e ‘Irmã Outsider’, de Audre Lorde, são citados como prediletos por ministros do governo, incluindo a Marina Silva, atualmente no Meio Ambiente.
Governo Lula da Silva
Nas últimas semanas, o g1 procurou 11 ministros deste terceiro mandato do petista e perguntou a eles quais livros são os favoritos e quais os titulares do primeiro escalão estão lendo neste momento.
Ministros do governo
A obra-prima do português Saramago – vencedor do Nobel de Literatura em 1998 – foi apontada como preferida pelo ministro da Educação, Camilo Santana, por exemplo.
Marina Silva
Já a titular do Meio Ambiente, Marina Silva, afirmou que tem como livro predileto ‘A Condição Humana’ – um dos principais trabalhos da filósofa alemã Hannah Arendt.
Anielle Franco
Anielle Franco (Igualdade Racial), que teve a irmã Marielle assassinada em uma emboscada no ano de 2018, disse que a obra de Audre Lorde a ajudou a lidar com a perda da familiar.
Academia Brasileira de Letras
Nesta reportagem, além de indicações e alguns comentários feitos pelos ministros, são apresentadas sinopses dos livros – ou seja, breves relatos sobre o que os autores abordam nas publicações.
Clique no nome dos ministros para saber mais sobre seus livros favoritos e suas leituras de momento:
- Geraldo Alckmin (Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços)
- Fernando Haddad (Fazenda)
…
…
…
… (continuação)
Fonte: G1 – Política
Comentários sobre este artigo