Ver quais empresas líderes em seu setor na edição de Sustentabilidade do Anuário S&P Global Corporate Sustainability Assessment, Europa e Ásia destacam-se no ranking, setor-específico, desempenho, Índice S&P, órgãos fiscalizadores.
A empresa de classificação S&P lançou o seu Anuário de Sustentabilidade, com o intuito de reconhecer as empresas sustentáveis que se destacaram em suas respectivas áreas ao cumprir suas responsabilidades ambientais, sociais e econômicas.
No mercado atual, é fundamental apoiar e investir em empresas eco-friendly que priorizam a sustentabilidade em suas operações. As empresas de sustainability estão cada vez mais em evidência, mostrando que é possível prosperar economicamente enquanto se comprometem com práticas responsáveis e verdes.
Empresas Sustentáveis: Destaques no Anuário de Sustentabilidade
Os membros do anuário e os níveis de distinção são selecionados com base no desempenho das empresas de sustainability no índice S&P Global Corporate Sustainability Assessment (CSA). As pontuações variam de 0 a 100, e o CSA utiliza 62 questionários setor-específicos. As pontuações não devem ser usadas para classificar empresas em todos os setores e devem ser revisadas dentro do contexto de cada um.
No ano passado, mais de 9.400 empresas eco-friendly foram analisadas para inclusão no Anuário de Sustentabilidade de 2024, mas apenas 759 empresas verdas foram selecionadas. Veja abaixo as empresas com pontuação mínima de 60 no índice CSA. Essas companhias estão dentro de 1% das com melhores desempenhos de cada setor.
Entre as empresas que participaram do ranking no ano anterior, apenas três obtiveram melhoria de pelo menos 5% na sua pontuação no índice de sustainability, sendo esse aumento de desempenho o mais forte no seu setor. São elas: Japan Airlines, WuXi Biologics e Kakao Corp.
Empresas da Ásia e Europa dominam o ranking, enquanto apenas duas empresas de sustainability são da América Latina: CMPC S.A, empresa de papel no Chile, e a Transportadora de Gás Internacional S.A, da Colômbia.
A Tailândia se destaca no ranking, com 14 empresas eco-friendly (21%), seguida por 7 da Itália (10%), 6 do Japão (9%), 6 da Coréia do Sul (9%) e 6 de Taiwan (9%). A liderança tailandesa pode ser atribuída a uma combinação de necessidade e políticas de governo recentes.
A Tailândia é um país altamente vulnerável ao impacto das alterações climáticas, classificado como o nono país na categoria de ‘risco extremo’ em relação às alterações climáticas futuras, segundo informações da Economist Intelligence. O país tem avançado no tema, seja por meio da bolsa ou dos órgãos fiscalizadores, tornando obrigatória a divulgação de dados sobre sustentabilidade, seja por meio de políticas de governo que estabeleceram metas para a economia tailandesa se tornar carbono zero até 2050, oferecendo incentivos fiscais para empresas que contribuírem para esse objetivo.
Fonte: @ Valor Invest Globo
Comentários sobre este artigo