Perda de quase 7 milhões de leitores em 4 anos, conforme 6ª edição do levantamento Retratos da Leitura no Brasil, revela mudanças no comportamento do leitor e perda de leitores motivados, em todas as faixas etárias.
Os brasileiros têm uma paixão pela leitura, e alguns livros são marcantes para muitos deles. A 6ª edição da pesquisa ‘Retratos da Leitura no Brasil’ divulgou uma lista dos 28 livros mais citados, que podem ser um bom ponto de partida para aqueles que buscam uma boa leitura. Entre os livros mais citados, estão aqueles que exploram temas universais, como a busca pela verdade e a importância da leitura.
A pesquisa também relacionou os escritores preferidos pelos brasileiros, e é interessante verificar que alguns autores são mencionados regularmente. Os livros de Paulo Coelho, por exemplo, são muito populares. Além disso, a pesquisa destaca a importância da leitura em diferentes contextos, como no trabalho, na escola e na formação da personalidade. A leitura pode ser um grande aliado para o desenvolvimento pessoal e profissional.
Leitura: um hábito em declínio no Brasil
A pesquisa ‘Retratos da Leitura’, realizada pelo Instituto Ipec, revelou que a maioria dos brasileiros não lê nem mesmo parte de uma obra nos últimos três meses. De acordo com os dados, apenas 27% dos entrevistados leram um livro inteiro nesse período, enquanto 53% não leram nada. Esta diminuição da leitura é um reflexo da redução do número de leitores no país. Com base na estimativa populacional brasileira, o país tem atualmente 93,4 milhões de leitores, considerando apenas a população com cinco anos ou mais. Quando comparado com os últimos quatro anos, houve uma redução de 6,7 milhões de leitores.
Autores e obras mais populares
A pesquisa revelou que as obras mais citadas pelos entrevistados foram ‘Bíblia’, ‘O Pequeno Príncipe’, ‘Turma da Mônica’, ‘Harry Potter’ e ‘Diário de um Banana’. Além disso, os autores mais populares são Machado de Assis, Monteiro Lobato, Mauricio de Sousa, Augusto Cury e Paulo Coelho. Esses dados são fundamentais para entender o comportamento do leitor brasileiro e como incentivar a leitura entre as diversas faixas etárias.
Ao risco de perder leitores potenciais
A coordenadora da pesquisa, Zoara Failla, afirma que a redução da leitura está em sintonia com os outros resultados de queda no percentual de leitores e na média de livros lidos. ‘Essa redução está em sintonia e pode explicar os demais resultados de queda no percentual de leitores e na média de livros lidos. (…) Esses dados revelam que estamos perdendo esses potenciais leitores, que disseram gostar muito ou gostar um pouco de ler. O que nos faz perguntar o que estamos deixando de fazer para manter esse interesse’, disse Failla.
Leitura motivada pelo gosto
A pesquisa também revelou que a leitura motivada pelo gosto diminui com a idade. Entre as crianças de 5 a 10 anos, 38% dizem ler por esse motivo. Já durante a adolescência e até os 24 anos, esse índice varia de 31% a 34%. Isso sugere que é fundamental incentivar a leitura entre as crianças e adolescentes, pois é nesse período que o hábito pode se consolidar.
Desafios da leitura
O Brasil enfrenta desafios significativos para incentivar a leitura. A pesquisa aponta que o gosto pessoal (24%), a distração (15%) e a atualização cultural ou conhecimento geral (15%) são os principais motivos que levam a leitura. No entanto, a redução da leitura motivada pelo gosto com a idade é um indicativo de que há um problema na forma como estamos incentivando a leitura no país.
A importância da pesquisa
A ‘Retratos da Leitura’ é considerada a pesquisa mais abrangente para medir o comportamento do leitor brasileiro. Ela foi realizada pelo Instituto Ipec e ouviu 5.504 entrevistados durante visitas domiciliares em 208 municípios entre 30 de abril e 31 de julho de 2024. A pesquisa é uma iniciativa do Instituto Pró-Livro (IPL) e contou com parceria da Fundação Itaú e apoio da Associação Brasileira de Livros e Conteúdos Educacionais (Abrelivros), da Câmara Brasileira do Livro (CBL) e do Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL).
Um futuro incerto
Com a redução da leitura, o Brasil corre o risco de perder leitores potenciais. É fundamental que as autoridades e os profissionais da educação e da cultura trabalhem juntos para incentivar a leitura e encontrar formas de manter o interesse dos leitores. A pesquisa ‘Retratos da Leitura’ é um passo importante nessa direção, pois fornece dados precisos sobre o comportamento do leitor brasileiro e os desafios que o país enfrenta.
Fonte: © G1 – Globo Mundo
Comentários sobre este artigo