Lula critica Vale, agrada PT; investidores preocupados com ingerência, regras de governança.
Em suas mais recentes declarações, o ex-presidente Lula voltou a criticar a mineradora Vale, o que gerou apoio dos petistas. Lula destacou que a empresa ‘não pode se sentir dona do Brasil’ e deve seguir a linha de desenvolvimento estabelecida pelo governo federal.
Porém, as falas de Luiz Inácio Lula da Silva também levantaram preocupações entre os investidores, que temem uma eventual interferência na gestão de uma empresa privada. Como consequência, as ações da mineradora sofreram uma queda de 1,1% na Bolsa de Valores.
Impasse na Vale e a postura de Lula
A postura do presidente Lula em relação à Vale não é uma novidade. Recentemente, no entanto, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva havia recuado dos ataques e mandou o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmar que não faria qualquer interferência na Vale.
Esta orientação ocorreu depois da investida fracassada do governo em emplacar o ex-ministro Guido Mantega como novo CEO da Vale no lugar de Eduardo Bartolomeo.
Agora, Lula volta ao tema com críticas, num momento de impasse na empresa sobre o seu comando. Dentro da Vale, a disputa do governo federal pelo comando da empresa gerou uma divisão no Conselho de Administração. Entre os treze membros, na última votação sobre o tema, houve um empate de seis a seis, com uma abstenção.
Metade defendeu a renovação do mandato do atual CEO, Eduardo Bartolomeo. E a outra metade defendeu a contratação de uma empresa de head hunter para escolher três candidatos para definir quem irá comandar a Vale, como preveem as regras de governança da mineradora.
Repercussão na Bolsa e Petrobras
Não foram só as declarações de Lula que tiveram impacto na Bolsa. O presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, disse que a estatal do petróleo deve reduzir a distribuição de dividendos para aumentar os investimentos. A afirmação teve repercussão negativa e fez as ações caírem cerca de 5%.
Fonte: G1 – Política
Comentários sobre este artigo