O INSS pode pagar mais de uma aposentadoria? É possível receber o benefício por atividades concomitantes?
INSS: É possível receber duas aposentadorias? ‘Posso acumular duas aposentadorias pelo INSS?’ Se você já se fez essa pergunta, fique tranquilo, porque hoje vamos esclarecer essa questão e desmistificar alguns boatos que circulam por aí.
Será que o Instituto Nacional do Seguro Social paga mais de uma aposentadoria para a mesma pessoa? A resposta é clara: seguramente, o INSS não pode efetuar o pagamento de mais de uma aposentadoria a um único segurado. Por isso, é importante estar ciente das regras estabelecidas pelo INSS para evitar possíveis contratempos.
.
INSS: A importância do planejamento para a aposentadoria
O Instituto Nacional do Seguro Social, conhecido como INSS, é a entidade responsável pela regulamentação da aposentadoria dos trabalhadores que contribuem para a previdência social.
Isso significa que não é possível receber uma aposentadoria por idade com uma aposentadoria por invalidez ou por tempo de contribuição. Só é possível receber uma aposentadoria pelo INSS e, por isso, é muito importante planejar bem qual será a aposentadoria escolhida para o seu futuro. A aposentadoria pelo INSS é só uma e deve ser paga pelo resto da vida, por isso, é tão importante cuidar tão bem dela.
Agora, isso não significa que o segurado não possa receber mais de um benefício do Instituto Nacional do Seguro Social ao mesmo tempo. Por exemplo, é possível que um aposentado, além da aposentadoria, receba o benefício de pensão por morte ao mesmo tempo.
Muitas pessoas se perguntam se é possível ter mais de uma aposentadoria pelo INSS. A resposta é SIM, é possível ter mais de uma aposentadoria, desde que elas sejam concedidas por regimes previdenciários diferentes. Os servidores públicos, por exemplo, têm um regime próprio de previdência social, chamado RPPS.
Assim, quando o trabalhador contribui para esses dois regimes diferentes e cumpre os requisitos exigidos para a aposentadoria em cada um deles, ele poderá ter direito a suas aposentadorias distintas e receber as duas ao mesmo tempo.
Essa possibilidade é muito comum nos casos de professores, médicos, dentistas, enfermeiros, entre outros. Certamente, essa é uma questão que merece atenção e planejamento.
Requisitos e planejamento
Muitos segurados se questionam se é possível trocar a aposentadoria do INSS depois que começou a receber. A resposta é não. Após sacar o seu primeiro benefício, não é mais possível trocar a regra de aposentadoria. Por isso, é tão importante ter o acompanhamento de um advogado previdenciário no momento de realizar o seu pedido no INSS.
Será o advogado o responsável por analisar todos os seus documentos e fornecer o melhor caminho para a sua aposentadoria.
Fonte: © R7 Rádio e Televisão Record S.A
Comentários sobre este artigo