Secretarias municipais e estaduais têm até 8/12 para se inscreverem. Objetivo é melhorar gestão escolar, fomentar troca de experiências.
As inscrições para o Curso de Aperfeiçoamento em Mentoria de Diretores Escolares, um dos pilares do Programa de Formação Continuada para Diretores Escolares e Técnicos das Secretarias de Educação (Proditec), foram abertas pelo Ministério da Educação (MEC) por meio da Secretaria de Educação Básica (SEB). Esse curso visa fortalecer a diretoria escolar, ajudando os diretores a desenvolver habilidades essenciais para um melhor desempenho na gestão escolar.
Com o objetivo de incluir a gestão escolar como um dos principais focos do curso, o Programa de Formação Continuada para Diretores Escolares e Técnicos das Secretarias de Educação (Proditec) oferece uma formação de qualidade para os diretores escolares. Além disso, a diretoria escolar também é responsável pela implementação de políticas e iniciativas que visem melhorar a qualidade da educação, contribuindo para o desenvolvimento das escolas e da comunidade. Assim, o curso visa aperfeiçoar a atuação dos diretores escolares, promovendo uma educação de qualidade para todos os alunos brasileiros.
Desenvolvimento de Competências para Diretores
O curso de capacitação visa aprimorar as práticas de diretoria escolar, fortalecendo a gestão escolar e promovendo a troca de experiências entre diretores escolares e técnicos das secretarias de educação, objetivando desenvolver soluções colaborativas para os desafios cotidianos da escola.
As secretarias municipais e estaduais de educação devem formalizar sua adesão até o dia 8 de dezembro, por meio do Módulo PAR 4 do Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle do MEC (Simec). O curso, ofertado em parceria com universidades federais, contará com aulas on-line síncronas e atividades assíncronas, promovendo uma troca de experiências significativa entre os participantes.
Será realizado em duas edições no ano de 2025: no início do primeiro e do segundo semestres. As vagas serão distribuídas entre as secretarias estaduais e municipais de educação. Caso a demanda seja superior à oferta, será considerado o critério de distribuição geográfica, no intuito de atender a um maior número de entes federados. Além disso, também será levada em consideração a ordem de cadastramento, com prioridade para os primeiros profissionais indicados pelas secretarias. O MEC incentiva que os profissionais qualificados no curso implementem, em seus sistemas de ensino, ações de formação continuada baseadas na metodologia de Mentoria de diretores Escolares, visando consolidar redes de aprendizado entre os diretores e fortalecer a direção escolar de forma colaborativa.
Para dúvidas, as secretarias podem entrar em contato pelo e-mail ou pelo telefone.
A Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da SEB
Fonte: © MEC GOV.br
Comentários sobre este artigo