FGV: Alta de 1,31% em itens como sorvetes, cervejas, passagens, hotéis e protetor solar em dezembro de 2023, ante 19,82% em 2022. Gonçalves.
O verão é uma das épocas mais aguardadas do ano, principalmente para aqueles que estão em zonas litorâneas. A oportunidade de aproveitar as praias lotadas é o que atrai muitas pessoas para esses locais durante essa temporada. No entanto, é preciso ficar atento, já que os consumidores têm se deparado com preços exorbitantes, como picolés sendo vendidos a R$ 30 e água de coco a R$ 15 na areia. Apesar dos preços altos, muitos ainda se arriscam a desfrutar desses itens para amenizar o calor.
Não é incomum ver uma alta de preços durante o verão, afinal, a demanda por produtos refrescantes e próprios para a estação é muito grande. Por isso, é sempre bom pesquisar e comparar preços antes de fazer qualquer compra. É possível encontrar opções mais em conta, mesmo durante essa época do ano. Além disso, é válido lembrar que, apesar do aumento de preços, muitas pessoas ainda aproveitam o verão para se refrescar e curtir momentos inesquecíveis nas praias.
O aumento de preços no verão
Com a chegada do fim de ano, as praias ficam lotadas e a demanda por picolés e água de coco aumenta significativamente. No entanto, os consumidores enfrentam não apenas praias lotadas, mas também preços altos. Durante a estação mais quente do ano, é comum observar uma alta de preços em diversos produtos e serviços, o que acaba impactando o bolso dos consumidores.
Aumento de preços e a estação do verão
Diversos fatores contribuem para o aumento de preços durante o verão. A alta demanda por produtos como protetor solar, bebidas refrescantes e alimentos para churrasco faz com que os estabelecimentos elevem seus preços. Além disso, o custo de manutenção de lugares turísticos durante a alta temporada também influencia no aumento dos preços.
Preços altos e os impactos no verão
O verão é uma época em que as pessoas querem aproveitar ao máximo, mas os preços altos podem prejudicar os planos de diversão. Os consumidores muitas vezes precisam reavaliar seus gastos e fazer escolhas mais conscientes, levando em consideração a alta de preços que ocorre nessa época do ano. Entretanto, é importante lembrar que, apesar do aumento de preços, o verão também traz consigo momentos inesquecíveis e atividades únicas.
Fonte: © Valor Econômico – Editora Globo S/A
Comentários sobre este artigo