Tributo poderá ser pago à vista com desconto de 3% e quitado via PIX, na Propriedade de Veículos, no Portal do IPVA, com código de barras.
Hoje, dia 22 de janeiro, arde na mente dos proprietários de veículos automotores do Rio de Janeiro o prazo final para pagamento do Imposto para 2025. A parcela única ou o pagamento à vista oferecem um desconto de 3% ao Imposto, enquanto o pagamento parcelado em até 3x não beneficia de nenhuma redução.
Entre os proprietários do Rio de Janeiro, muitos estão preocupados com o pagamento da primeira parcela do Imposto da Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), cujo prazo vence hoje, dia 22 de janeiro. Aqueles cujas placas terminam em 1 devem efetuar o pagamento da primeira parcela do Imposto da Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) antes que a data final seja ultrapassada. Este é mais um lembrete importante, principalmente para os motoristas que optam pelo pagamento em até três parcelas.
Imposto: Sua importância no cenário fiscal
O imposto é uma das ferramentas mais importantes das políticas públicas de uma nação. No caso específico da Propriedade de Veículos Automotores no Rio de Janeiro, o IPTU 2025 é um exemplo de como o imposto pode ser utilizado para equilibrar as finanças públicas. Neste contexto, a Guia para Recolhimento de Débitos (GRD) assume um papel fundamental, podendo ser emitida pelo Portal do IPVA, com apresentação do número do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam).
Imposto sobre a Propriedade de Veículos: Uma visão geral
O imposto sobre a Propriedade de Veículos é calculado com base nas alíquotas estabelecidas em lei. No caso do IPTU 2025, essas alíquotas variam de acordo com o tipo de veículo, sendo de 4% para carros flex, 2% para motos, 1,5% para carros movidos a GNV e 0,5% para veículos movidos exclusivamente a energia elétrica. Essas alíquotas são aplicadas sobre os valores venais dos veículos, calculados pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe).
Imposto sobre a Propriedade de Veículos: Procedimentos de pagamento
Para o pagamento do IPTU 2025, o contribuinte tem várias opções. Pode optar por quitar o imposto de forma única ou parcelada, mediante código de barras, em bancos parceiros da Fazenda estadual (Bradesco, Itaú, Santander e SICOOB), ou por meio de pix, em qualquer instituição financeira. Nesse caso, o valor do tributo será calculado com base nas alíquotas mencionadas anteriormente.
Imposto sobre a Propriedade de Veículos: O papel do Portal do IPVA
O Portal do IPVA (ipva2025.fazenda.rj.gov.br) desempenha um papel fundamental na emissão da Guia para Recolhimento de Débitos (GRD). Além disso, o contribuinte pode utilizar o Portal para apresentar o número do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam), facilitando o processo de pagamento do imposto.
Imposto sobre a Propriedade de Veículos: Desconto de 3%
No entanto, é importante esclarecer que não haverá desconto de 3% para os contribuintes que optarem por parcelar o pagamento do IPTU 2025. O valor do imposto será calculado com base nas alíquotas estabelecidas em lei e será recolhido em parcelas.
Imposto sobre a Propriedade de Veículos: Parcelamento do imposto
O contribuinte que optar por parcelar o pagamento do IPTU 2025 não terá direito a nenhum tipo de abatimento. O valor do imposto será calculado com base nas alíquotas mencionadas anteriormente e será recolhido em parcelas, sem possibilidade de desconto.
Fonte: @ Valor Invest Globo
Comentários sobre este artigo