ouça este conteúdo
Equipe econômica adota discurso cauteloso devido a incertezas do atentado, abrindo cautela no mercado e evitando estresse nos mercados.
A equipe econômica do governo brasileiro está atenta aos possíveis impactos do atentado contra o ex-presidente americano Donald Trump no mercado nacional. Especialistas analisam com cuidado a situação, considerando as incertezas que cercam o incidente. Segundo uma fonte, o mercado deve manter certa estabilidade, mesmo diante desse cenário inesperado.
Em meio às notícias sobre o atentado, os investidores também monitoram de perto a movimentação no mercado financeiro. A expectativa é que a bolsa de valores apresente reações moderadas, refletindo a cautela dos agentes diante dos acontecimentos recentes. A economia brasileira segue em constante análise, buscando se adaptar às variações do mercado internacional.
Equipe econômica cautelosa com incertezas no mercado financeiro
Outro especialista ressalta que o mercado pode enfrentar um leve estresse, mas nada de grande impacto. Na última sexta-feira, um dia antes do incidente, membros da equipe econômica comemoravam a notícia de que o índice de inflação ao consumidor dos Estados Unidos, o CPI, ficou abaixo das projeções em junho. Houve uma queda de 0,1% em relação a maio, contrariando a expectativa de alta de 0,1%, conforme análises. Isso resultou em uma redução de 3,1% para 3% no acumulado de 12 meses em maio.
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, destaca constantemente os efeitos positivos que o início do ciclo de redução de juros pelo Federal Reserve, o banco central americano, poderia ter na economia brasileira. A taxa básica de juros nos EUA permanece entre 5,25% e 5,5% anualmente desde julho de 2023. O presidente do Fed, Jerome Powell, participará de um evento público no Clube Econômico de Washington nesta segunda-feira.
Na mesma sexta-feira, o Ibovespa encerrou o décimo dia consecutivo em alta, impulsionado não apenas pelo CPI de junho, mas também por outros fatores, como o anúncio de um corte de R$ 25,9 bilhões nas despesas do governo brasileiro para o próximo ano, feito por Haddad, e o IPCA de junho, que subiu 0,21% no mês passado, abaixo das projeções de 0,23%.
Além disso, outros elementos que podem impactar os mercados no Brasil nesta segunda-feira são as divulgações do Boletim Focus, às 8h30, e do Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-BR) de maio, às 9h, ambos realizados pela autoridade monetária. A cautela é evidente em um momento de incertezas, envolvendo até mesmo um atentado, o que faz com que o mercado abra com prudência.
Fonte: @ Valor Invest Globo
Comentários sobre este artigo