Brasil planeja implementar tecnologias de transmissão de TV avançadas em 2025, com melhorias de som e imagem e maior interatividade com o espectador. Novo modelo ainda não definido.
O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, anunciou hoje que o governo está planejando disponibilizar linhas de crédito para as emissoras de televisão investirem na nova tecnologia de transmissão, a [TV 3.0](https://portalcorreio.com/blue-origin-retorna-ao-espaco-um-ano-apos-acidente-noticias-r7-tecnologia-e-ciencia/). De acordo com o ministro, essa medida faz parte dos esforços do governo para modernizar a indústria televisiva e acompanhar as mudanças tecnológicas.
Além disso, o governo brasileiro está se preparando para implementar a televisão 3.0 a partir de 2025, com o objetivo de levar a nova geração da televisão aberta brasileira para o próximo nível. A decisão sobre qual tecnologia será utilizada ainda está em discussão, com japoneses e americanos competindo para fornecer seus produtos para o Brasil.
TV 3.0: A Nova Geração da Televisão Aberta Brasileira
‘Na sequência, toda a cadeia industrial do setor vai se adaptando e produzindo os equipamentos necessários, que vão de tecnologia de transmissão, conversores, novos televisores‘, disse o ministro.
Segundo o ministro, o governo discute o financiamento porque as emissoras têm perdido receita, devido à competição com as plataformas de streaming e redes sociais.
‘Nós temos defendido isso justamente para entender a necessidade para que o setor de radiodifusão implemente a televisão 3.0 de forma mais rápida para a população. Isso carece de muito investimento e sabemos que o setor de radiodifusão foi extremamente atingido recentemente com a chegada das mídias digitais, das mídias sociais, que pegou um bolo significativo das receitas do setor’, declarou.
TV 3.0: Mais Interatividade e Qualidade de Som e Imagem
A TV 3.0 vai proporcionar mais interatividade para a audiência, com a possibilidade de se usar aplicativos para canais de TV aberta, além de maior qualidade de som e imagem.
O governo ainda não definiu se os conversores de sinal para a TV 3.0 serão distribuídos, mas há discussões sobre a entrega gratuita para famílias de baixa renda – a exemplo do que ocorreu na expansão do sinal digital.
‘
Fonte: G1 – Política
Comentários sobre este artigo