Substituição de 1.500 equipamentos no núcleo do estado para melhorar a rede de internet pós-enchente e facilitar teleconsultas de Telessaúde em saúde mental.
A secretária de Informação e Saúde Digital, Ana Estela Haddad, afirmou que o governo federal está implementando a saúde digital em São Paulo para melhorar o acesso aos serviços de saúde. A saúde digital é fundamental para garantir a qualidade do atendimento e facilitar o acompanhamento dos pacientes.
Além disso, a transformação digital está trazendo novas tecnologias para o setor de saúde, como o Meu SUS Digital, que permite aos cidadãos acessarem seus dados de saúde de forma rápida e segura. Essas tecnologias digitais emergentes estão revolucionando a maneira como o SUS opera, tornando o sistema de saúde mais eficiente e acessível a todos os brasileiros.
Saúde Digital: Tecnologias Emergentes na Transformação do SUS
Durante uma conversa com o Núcleo de Telessaúde da UFRGS, foi destacado o apoio que será ampliado para permitir a realização de mais ações relacionadas à saúde digital. A secretária mencionou que os 24 núcleos de Telessaúde em todo o país colaborarão em conjunto com o núcleo do Rio Grande do Sul para disponibilizar serviços como teleconsultas, telediagnósticos e outras iniciativas.
A importância da saúde digital foi ressaltada em um evento na Feira Hospitalar 2024, onde a secretária explicou como as tecnologias digitais emergentes estão sendo utilizadas no processo assistencial, na vigilância e pesquisa, e no complexo econômico industrial da saúde. Ela enfatizou a necessidade de uma abordagem abrangente no cuidado e atenção à saúde.
A transformação digital do SUS é fundamental para garantir que a população seja atendida de forma eficiente. O objetivo é tornar os usuários do sistema de saúde mais orientados, pensando na jornada de cuidado de forma integral e contínua, com o suporte das ferramentas digitais. O aplicativo Meu SUS Digital foi citado como um exemplo, sendo desenvolvido para se tornar o prontuário do paciente, permitindo acesso a documentos de saúde, agendamentos, exames, certificados de vacinação, entre outras informações.
Essa evolução não se limita apenas ao aspecto do cuidado, mas também envolve uma transformação na arquitetura da saúde pública. A secretária Ana Stela ressaltou a importância de repensar os processos de atenção para alcançar uma integração eficaz entre os serviços de saúde e a tecnologia, visando aprimorar a experiência dos usuários e garantir um cuidado mais eficiente e personalizado.
Fonte: @ Agencia Brasil
Comentários sobre este artigo