Recurso de desinstalar aplicativos remotamente em fase de refinamento na versão 38.8 da Google Play Store. Gerencie apps e dispositivos na mesma conta Google.
A Google Play Store está passando por uma atualização que promete trazer uma nova função para seus usuários. Em breve, será possível desinstalar aplicativos remotamente, sem a necessidade de ter o dispositivo em mãos, facilitando a gestão de apps em aparelhos do ecossistema Android.
De acordo com o blog The SpDroid, a novidade foi encontrada na versão 38.8 da Google Play Store, lançada em dezembro de 2023. No entanto, o recurso ainda não está ativado por padrão, indicando que a loja de aplicativos Google continua em fase de refinamento e necessita de modificações internas para funcionar plenamente.
O recurso de desinstalar aplicativos de forma remota na Google Play Store
A ideia do Google, de acordo com a postagem, é auxiliar na realização de uma ‘faxina’ em outros dispositivos sem a necessidade de ativá-los e usá-los individualmente.
O recurso de desinstalar aplicativos de forma remota em outros celulares conectados sob a mesma conta está localizado nas configurações do dispositivo. Mais especificamente, ele está na seção ‘Gerenciar’, que pode ser encontrada na aba ‘Gerenciar apps e dispositivos‘ da Loja de aplicativos Google.
Lá, também é possível filtrar os aplicativos instalados em outros dispositivos com base em seu tamanho, caso o usuário queira remover os que ocupam mais espaço de armazenamento interno, por exemplo.
Instalação e gerenciamento na Google Play Store
A Google Play Store possibilita a instalação de aplicativos remotamente no ecossistema Android com relativa facilidade. Se você estiver logado na mesma conta Google em vários celulares, smartwatches ou tablets, por exemplo, é viável acessar a Google Play Store por meio de outro smartphone ou até mesmo pelo computador e realizar a instalação nos dispositivos desejados.
O processo oposto, ou seja, solicitar a remoção de um aplicativo de outro dispositivo conectado à sua conta, ainda não é possível.
Conforme relata o The SpDroid, a nova funcionalidade será aplicável para o controle de dispositivos com as plataformas Android, WearOS, Android TV, Android Auto e computadores. Até o momento, o Google não emitiu um comunicado oficial sobre o assunto e não há previsão para que a desinstalação remota pela Google Play Store se torne um recurso oficial na plataforma.
Desinstalação remota pela Google Play Store: fase de refinamento
O objetivo do Google, de acordo com a publicação, é ajudar a realizar uma ‘limpeza’ em outros dispositivos sem precisar ligá-los e utilizá-los individualmente.
O recurso de desinstalar aplicativos de forma remota em outros celulares conectados sob a mesma conta está disponível nas configurações do dispositivo. Especificamente, ele está localizado na seção ‘Gerenciar’, que se encontra na aba ‘Gerenciar apps e dispositivos’ da Google Play Store.
Lá, também é possível filtrar os aplicativos instalados em outros dispositivos com base em seu tamanho, caso o usuário deseje remover os que ocupam mais memória interna, por exemplo.
Google Play Store: gerenciamento de aplicativos de forma remota
Com a mesma conta Google, é possível instalar aplicativos remotamente no ecossistema Android com facilidade. Se estiver logado em vários celulares, relógios inteligentes ou tablets, por exemplo, é viável acessar a Google Play Store por meio de outro smartphone ou até mesmo pelo computador e realizar a instalação nos dispositivos desejados.
O processo contrário, ou seja, solicitar a remoção de um aplicativo de outro dispositivo conectado à mesma conta, ainda não é possível.
De acordo com o The SpDroid, a nova funcionalidade será válida para o controle de dispositivos com as plataformas Android, WearOS, Android TV, Android Auto e computadores. Até o momento, o Google não emitiu um comunicado oficial sobre o assunto e não há previsão para que a desinstalação remota pela Google Play Store se torne um recurso oficial na plataforma.
Fonte: © R7 Rádio e Televisão Record S.A
Comentários sobre este artigo