Equipes do Instituto Estadual do Ambiente capturaram uma garça-moura após 10 dias, pois ela estava em locais irregulares de coleta de lixo, próxima da Universidade Estácio de Sá.
De acordo com o veterinário Jefferson Ferreira (@jefveterinario), que resgatou a ave, a garça-moura foi encontrada com um copo plástico preso no pescoço, mas não apresentou ferimentos graves.
Um vídeo divulgado pelo veterinário mostra a garça-moura sendo resgatada com o copo preso, mas sem apresentar sinais de dor ou estresse. “Ela estava muito calma, até me surpreendeu! Ela estava com o copo preso e não estava sofrendo”, disse o veterinário.
Jefferson disse que a garça-moura foi levada para um centro de recuperação e “está se recuperando bem”. Outras fotos mostram a garça-moura em seu habitat natural, sem o copo plástico. ” Ela é uma das 3 espécies de garças que existem no Brasil” e “está muito bem adaptada ao ambiente natural”, explicou o veterinário.
Desafio do Ambiente: Um Animal em Perigo
No Rio Morto, um local conhecido por seu lixo irregular, uma garça encontrou um copo plástico e, em sua tentativa de capturar um peixe, acabou engolindo o objeto. O Instituto Estadual do Ambiente (Inea), em parceria com a Universidade Estácio de Sá e a Prefeitura do Rio de Janeiro, se mobilizou para resgatar a ave, cuja vida estava em risco. A garça foi encaminhada para o Centro de Reabilitação de Animais Selvagens (CRAS), onde recebeu os devidos cuidados, incluindo um procedimento para retirar o copo plástico da sua garganta.
A Garça e o Copo Plástico: Uma História de Irresponsabilidade
A imagem da garça com o copo plástico na garganta viralizou nas redes sociais, levantando a consciência sobre a importância do descarte correto de lixo. O veterinário Jeferson Pires, que cuidou da garça, criticou a falta de responsabilidade das pessoas ao jogar lixo em locais irregulares, mesmo em uma grande cidade com sistema de coleta de lixo. ‘Fruto da irresponsabilidade das pessoas que fazem descarte errado e jogam seus lixos em locais irregulares’, escreveu Jeferson em publicação no Instagram.
O Desafio do Resgate e a Importância da Conscientização
A captura do animal levou mais tempo do que o esperado, pois a garça estava arredia e toda vez que alguém se aproximava, ela saia voando. Foi quando se descobriu que o copo havia mudado de posição e que a garça estava com o objeto enroscado do lado de fora do pescoço. O procedimento para retirar o copo plástico da garça foi bem-sucedido e durou cerca de 15 minutos. Após sua recuperação, ela será devolvida ao seu habitat natural. Essa história serve como um alerta para a importância da conscientização sobre o impacto do lixo na natureza e a necessidade de uma responsabilidade compartilhada entre as pessoas e as instituições para proteger o meio ambiente.
Fonte: @ Terra
Comentários sobre este artigo