Montagem fraudulenta adultera título de reportagem verdadeira sobre investigação de bilionário pela Justiça brasileira. Ações orquestradas em redes sociais espalham desinformação.
Recentemente, começou a circular nas redes sociais uma imagem que simula uma página do g1 com a manchete: ‘Moraes dá 24 horas para Elon Musk entregar o passaporte e a chave do foguete SpaceX na Polícia Federal e proíbe o bilionário de deixar o planeta’. No entanto, é importante ressaltar que essa informação é completamente falsa e enganosa.
A g1 classificou a imagem como um exemplo de desinformação.
A imagem em questão é uma montagem fraudulenta, que altera o título de uma reportagem real publicada em 7 de abril: ‘Após ameaças de Musk, Moraes determina investigação de bilionário e ordena que rede X não desobedeça decisões judiciais.’
.
Desinformação nas redes sociais: a polêmica envolvendo o ministro do STF e Elon Musk
O print falso circula em grupos de redes sociais em meio ao noticiário real sobre as medidas adotadas pelo ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de mordès. em resposta às ameaças e ataques do bilionário Elon Musk, dono da rede social X (antigo Twitter) e da empresa aeroespacial SpaceX, que pretende fazer voos para a Lua e para Marte.
Musk atacou as decisões do ministro Alexandre de Moraes e ameaçou reativar os perfis de usuários bloqueados pela Justiça. Moraes é relator de inquéritos como o das milícias digitais (que investiga ações orquestradas nas redes para disseminar informações falsas e discurso de ódio, com o objetivo de minar as instituições e a democracia) e o do 8 de janeiro, que investiga a tentativa de golpe no Brasil por apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro.
O ministro do STF determinou que a conduta do empresário seja investigada, incluiu Musk entre os investigados no inquérito já existente das milícias digitais e ordenou ainda que a rede X não desobedeça a nenhuma ordem da Justiça brasileira. Estipulou ainda multa de R$ 100 mil para cada perfil que ele reativar irregularmente.
Fato ou Fake Explica:
- VEJA outras checagens feitas pela equipe do FATO ou FAKE
- Adicione nosso número de WhatsApp (após adicionar o número, mande uma saudação para ser inscrito)
Fonte: G1 – Política
Comentários sobre este artigo