Levantamento excluiu fundos investimento direitos creditórios e participações. Desempenhos decepcionantes, menor fatia indústria, patrimônio total líquidos 12,06%.
A junção de taxas elevadas e resultados insatisfatórios levou os fundos multimercado em 2024 a ocuparem a menor parcela da indústria de fundos desde 2019. Dados da Comdinheiro solicitados pelo Valor revelam que essa categoria de aplicações detém atualmente 24,25% do montante total dos fundos líquidos do país.
Os investidores estão cada vez mais cautelosos ao optarem por fundos de investimento, especialmente os multimercado, devido ao cenário econômico desafiador. A diversificação oferecida por esses fundos tem sido questionada diante das oscilações do mercado financeiro.
Desempenhos dos Fundos Multimercado em 2022
O cenário atual revela desempenhos decepcionantes para os fundos de investimento, especialmente os fundos multimercado. O número consolida a trajetória de queda iniciada em 2022, depois de seis anos seguidos de alta e do pico de 30,72% em 2021. Os fundos de ações também vêm encolhendo, depois de atingirem o ponto máximo de 12,06% em 2021, e hoje respondem por quase a metade disso (6,87% do patrimônio).
No caminho contrário, os fundos de renda fixa crescem desde 2022, quando atingiram 62,70% depois de seis anos em queda, e atualmente têm a farta fatia de 68,79%, a maior desde 2019. Os juros altos fizeram a atenção voltar à renda fixa e, principalmente, ao crédito privado. É um cenário em que vários gestores tradicionalmente focados em multimercados estão se voltando ao segmento para beber nessa fonte, conforme destaca Filipe Ferreira, diretor da Comdinheiro, empresa de informações financeiras do grupo Nelogica.
Fonte: @ Valor Invest Globo
Comentários sobre este artigo