Mães conciliam rotina de trabalho com férias dos filhos usando criatividade, organização, metas e rede de apoio.
Diversão, descanso e novas atividades. Esses são os planos da família Silva para a chegada das férias escolares. Com o período de férias se aproximando, os pais estão organizando viagens e passeios para aproveitar a folga dos estudos das crianças. ‘Estamos planejando uma viagem para a praia e também algumas atividades em parques e museus durante o recesso das aulas’, revela a mãe, Ana Paula.
Para as crianças, o período de férias é sinônimo de muita diversão. ‘Eu adoro as férias escolares, porque posso brincar o dia todo e não tenho que me preocupar com as aulas’, afirma Júlia, a filha mais velha da família. Além disso, as férias são uma ótima oportunidade para relaxar e recarregar as energias para o próximo semestre de estudos. ‘É bom ter um tempo de folga dos estudos para descansar e fazer coisas diferentes’, completa Gabriel, o filho mais novo.
Adaptação da rotina durante as férias escolares
Para pais e mães que, assim como Nayara, trabalham em casa, o final e o início de ano é sempre um momento de fazer ajustes na rotina. Além de organizar metas, projetos e objetivos, é necessário equilibrar a agenda de trabalho com as crianças, que passam o dia todo em casa e acabam demandando mais tempo e atenção. ‘Com certeza, esse momento é um desafio, principalmente para mim, que sou autônoma e preciso trabalhar. Geralmente, nas férias, eles querem atenção e querem sair, o que é justo, afinal é o momento que eles tanto esperam no ano. Por isso, eu evito atender e foco mais na parte das edições de fotos’, explica a fotógrafa.
Processos de planejamento e adaptação para a agenda lotada
Como esse não é o primeiro ano que Nayara lida com o período de férias escolares, o processo de planejamento para dar conta de tudo começa bem antes das crianças entrarem de recesso. Como comenta a autônoma, o final do ano é um dos períodos mais cheios na agenda de quem trabalha com fotografia, e por isso a organização é sua ferramenta principal. ‘Eu sempre faço ensaios natalinos no final do ano, e isso lota a minha agenda e deixa tudo bem corrido. Como eu sei que eles entram de férias em dezembro, sempre inicio os ensaios de Natal em novembro, para conseguir terminar, no máximo, até dia 20, e depois tirar um tempo de férias com eles também’, revela. ‘Minha agenda é baseada na deles’, acrescentou Nayara.
Rede de apoio durante as férias das crianças
Por ser um período desafiador e cansativo, é essencial ter uma rede de apoio e, felizmente, a fotógrafa tem com quem contar. Daniel, seu marido, que é empresário e gerencia uma loja em Planaltina DF, sempre ajuda e procura entreter as crianças nos momentos em que está em casa, e às vezes, até, leva o Antônio para gastar energia no seu trabalho. ‘Ele gosta de ir para lá, de ver o pai trabalhando e mudar um pouco de ambiente’, conta Nayara. Os três filhos do casal são crianças super ativas e por isso, sempre que possível, eles procuram formas de mantê-los ocupados. ‘Tenho o meu pai, que tem piscina em casa e as crianças amam ir pra lá. Como ele mora longe, não consigo ir sempre, mas nessas férias estou tentando ir mais vezes para os meninos se divertirem’, compartilha.
Controle da rotina e organização das atividades durante o recesso
Mesmo que isso não aconteça diariamente, é de grande ajuda poder chamar alguém para fazer uma atividade com os filhos enquanto o trabalho está demandando uma entrega maior. Segundo Nayara, por mais que a rotina esteja adaptada, ainda há serviços para serem entregues esse mês. ‘Estou com edições para entregar, então faço algumas na parte da manhã e atendo apenas ensaios mais urgentes e que não podem esperar -newborn e parto, por exemplo-‘, conta. Nayara enfatiza ainda que, por ser mais velha, Maria Valentina acaba compreendendo a rotina da mãe e a ajuda muito com os irmãos mais novos, o que é de grande valia nesses momentos.
Planejamento para preencher o tempo das crianças durante as férias
A publicitária Maria Antônia, de 37 anos, também precisou se adaptar à agenda do pequeno Caetano, de 6 anos. ‘É essencial aprendermos a preencher o tempo deles e dar toda atenção que eles merecem. Férias tem que ser divertido, e tem que ter momentos especiais’, acredita a moradora de Águas Claras.
Reformulação da rotina e criação de estratégias para driblar os desafios das férias
Por ser uma experiência que a publicitária já vive há alguns anos, ela procura montar um cronograma para todo o período de férias do filho, de modo que ela consiga trabalhar e atender às necessidades de Caetano. ‘No plano que faço tem recreação, brincadeiras e atividades para serem feitas tanto dentro quanto fora de casa. Por mais que, às vezes, surjam imprevistos, é sempre bom ter algo planejado para termos em mente mais ou menos como tudo irá funcionar’, explicou. ‘Aproveito o mês para ir com mais frequência ao parque, e sempre pesquiso eventos legais para crianças para poder levá-lo’, acrescentou.
Filiação solo e rede de apoio durante as férias escolares
Ao contrário de Nayara, Maria Antônia é mãe solo, e para dar conta de tudo, ela conta, apenas, com a irmã Letícia, única familiar que ela tem em Brasília. ‘Ela fica com o Caetano quando preciso e sempre que pode me acompanha nos passeios e atividades que faço com ele’, finaliza a freelancer.
A superação do desafio de conciliar trabalho e férias escolares
Caroline Gomes Menezes é mais uma no time das ‘super mães’ do home office. A produtora de eventos contou ao JBr que, de fato, é uma missão difícil conciliar o emprego com a rotina de Lionel, de apenas 4 anos. ‘Infelizmente a TV ou o celular são saídas emergenciais para conseguirmos fazer uma ligação sem ser interrompida. Ele quer atenção, quer que brinque, quer mexer no meu computador’, relata Carol.
Organização da rotina em meio aos desafios das férias das crianças
Conforme detalha Caroline, ela começa o dia voltando toda a sua atenção ao filho. ‘O trabalho fica todo picado até a hora do almoço. Nesse intervalo da refeição, tento colocá-lo para tirar a soneca. Se não ele não dorme, volto para a correria de horas picadas até o jantar. Jantamos, dou o banho e fico com ele até dormir’, completou. É nesse horário que todo o trabalho que ficou para trás ao longo do dia, é cumprido. ‘Essa é a hora de compensar. Às vezes fico até meia-noite’, revela Carol.
Fonte: © R7 Rádio e Televisão Record S.A
Comentários sobre este artigo