A entidade dos bancos orienta os clientes a utilizar canais digitais em dias sem expediente bancário, incluindo feriado municipal, por meio de aplicativos bancários, serviços remotos e, em geral, em datas úteis.
Em 2025, o Rio de Janeiro contará com a primeira folga prolongada do ano, marcada para a próxima segunda-feira, dia 20, em comemoração ao feriado municipal do Dia de São Sebastião, padroeiro da cidade. Este período de feriados é marcado pela inatividade de alguns serviços, que não estarão disponíveis para atendimento presencial. Neste contexto, a população do Rio de Janeiro deve se planejar para outras opções de atendimento.
Apesar de ser um feriado municipal e não considerado um feriado prolongado no calendário oficial, o Dia de São Sebastião, em 2025, impactará diretamente o funcionamento de algumas instituições. Em razão disso, o Rio de Janeiro não terá expediente bancário nas agências do município. A estejam atentos para as datas de pagamento e transferência e planejem com antecedência para evitar transtornos.
Calendário de Férias Bancárias e Impacto nos Serviços
A Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN) informa que os bancos permanecerão fechados durante os feriados oficiais, seja de natureza municipal, estadual ou nacional. Nesse período, os clientes podem utilizar os aplicativos ou sites dos bancos para atendimento. Além disso, as contas que vencem nesse período podem ser pagas no dia útil subsequente sem a incidência de multas ou juros, decorrentes dos feriados. Uma destas datas é o feriado municipal que marcou o início do calendário de vencimentos do IPVA 2025, na próxima terça-feira, dia 21, às agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) da capital. As agências estarão fechadas, mas os canais remotos estarão à disposição para garantir o atendimento aos cidadãos durante o feriado. Além disso, a Central Telefônica 135 funcionará com atendimento humano de segunda-feira a sábado, das 7h às 22h. O Meu INSS, acessível pelo aplicativo no celular ou pelo site gov.br/meuinss, permitirá solicitar benefícios, atualizar dados cadastrais, emitir extratos e cumprir exigências, entre outros serviços. As agências das demais cidades do estado do RJ funcionarão normalmente no dia 20 de janeiro. A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) também não terá expediente e a data não será considerada útil para fins de contagem de prazo, ambos de acordo o disposto na Portaria MGI 9.783/24. As regionais de São Paulo e Brasília funcionarão normalmente.
Feriados Bancários Nacionais: Impacto nas Atividades
Este ano, não haverá expediente bancário em seis feriados nacionais e em três dias de ‘emenda’ de datas comemorativas. De acordo com a Federação Nacional dos Bancos (Febraban), o calendário de feriados bancários segue a Resolução n.º 4.880, de 23 de dezembro de 2020, do Conselho Monetário Nacional, que não considera dias úteis para fins de operações bancárias sábados, domingos e feriados de âmbito nacional, incluindo a segunda-feira (3 de março) e a terça-feira (4 de março) de Carnaval. Na Quarta-Feira de Cinzas (5 de março), o início do expediente será às 12h, com encerramento previsto no horário normal de fechamento das agências. A entidade esclarece que nas localidades em que as agências fecham normalmente antes das 15h, o início do expediente bancário será antecipado, de modo a garantir o mínimo de 3 horas de atendimento presencial ao público.
Fonte: @ Valor Invest Globo
Comentários sobre este artigo