Cautela prevalece, com investidores aguardando a política econômica de Donald Trump, que promete aumentar tarifas e reduzir impostos, afetando setores e dados econômicos com sinalizações mais agudas.
As bolsas de valores americanas, lideradas pelo índice Dow Jones, movimentaram-se em direções opostas no início da semana, antes do dia de Natal. O Dow Jones abriu em queda, enquanto o S&P 500 e o Nasdaq, dinamizando o mercado, abriram em alta.
Seguindo o cenário, o índice Dow Jones atrasou com queda de 0,18% para 42.761,87 pontos. Já o S&P 500, fortaleceu sua posição com uma variação de 0,20% para 5.942,65 pontos. O Nasdaq, emprestando dinamismo ao mercado, avançou 0,56% para 19.679.641 pontos.
Retalhos de Inflação Perdem Vazão de Confiança
Dentre os diversos setores analisados, comunicação e tecnologia foram os que registraram os maiores ganhos expressivos, enquanto os imobiliário e os itens básicos de consumo lideraram as perdas expressivas. Nesse cenário, os investidores estão revisando suas direções-distintas após uma série de dados econômicos robustos na região dos Estados Unidos e uma sinalização mais ‘hawkish’ do Federal Reserve (Fed).
Na sexta-feira passada, os dados do índice de preços de gastos com consumo (PCE) reacenderam as expectativas de que a inflação americana possa estar respondendo à política monetária, em um cenário onde o Federal Reserve (Fed) é o foco de análise. O sentimento geral no mercado, no entanto, ainda é de cautela, com a possibilidade de aumento de tarifas e menos impostos durante o governo de Donald Trump. Em meio a essa incerteza, a perspectiva para novos cortes de juros em 2025 não é tão clara, avalia o Goldman Sachs em relatório recentemente enviado aos seus clientes. O banco americano revisou suas projeções e não aposta mais em um corte de juros nos Estados Unidos em janeiro, após dirigentes do Federal Reserve (Fed) terem demonstrado um claro desejo de desacelerar o ritmo de afrouxamento em breve, conforme indicam os analistas.
Fonte: @ Valor Invest Globo
Comentários sobre este artigo