Em seu discurso de posse, ele repetiu declarações falsas sobre imigração, economia, veículos elétricos e o Canal do Panamá.
Na prestação de contas de sua ascensão à presidência dos Estados Unidos, Donald Trump reiterou diversas afirmações falsas e enganosas que havia divulgado durante sua campanha eleitoral. Nesse discurso, ele abordou vários temas, incluindo presidência, imigração, economia, veículos elétricos e o Canal do Panamá.
A falta de dados não fornecido pela equipe de Trump durante os eventos da campanha eleitoral tornou-se um problema quando ele foi questionado sobre os números em seu discurso. Como presidente, Trump enfrentará desafios significativos ao lidar com a falta de dados e informações precisas para tomar decisões informadas. Isso pode ter consequências negativas para a presidência e para o país como um todo.
Análise das Alegações Falsas de Trump
A presidência de Trump esteve repleta de declarações enganosas, que muitas vezes não foram seguidas de ações reais. Uma das alegações falsas mais notórias foi que o governo dos EUA não estava protegendo seus cidadãos americanos cumpridores da lei, mas sim fornecendo ‘santuário e proteção’ para criminosos perigosos. No entanto, não há evidências de que outros países estejam enviando seus criminosos ou doentes mentais para os EUA. Essa alegação não foi novidade durante a campanha de Trump.
Inflação sob Biden: Uma Questão de Contexto
Outra alegação falsa de Trump foi que a inflação havia atingido um recorde sob o governo de Biden. No entanto, os dados mostram que a inflação atingiu um pico de 9,1% em junho de 2022, após aumentar de forma constante nos primeiros 17 meses da presidência de Biden. Embora a inflação tenha caído para 2,9% em dezembro de 2024, outros períodos históricos registraram uma inflação mais alta, como uma taxa de mais de 14% em 1980. Além disso, o preço de bens de consumo básicos, como ovos e leite, também sofreu grandes variações nos últimos anos.
Veículos Elétricos e o Canal do Panamá: Uma Alegação Falsa
Trump também disse que o governo dos EUA iria criar um Serviço de Receita Externa para cobrar ‘todas as tarifas, impostos e receitas’, e que isso resultaria em enormes quantias de dinheiro entrando no Tesouro. No entanto, a maioria dos economistas argumenta que os consumidores americanos pagariam pelo menos parte, se não a maior parte, do custo das tarifas. Alguns exportadores no exterior podem aceitar lucros menores para compensar parte do custo das tarifas, e o dólar provavelmente aumentaria na comparação com as moedas dos países que enfrentam essas tarifas.
Declarações Falsas e a Legitimidade da Presidência
A presidência de Trump foi marcada por muitas declarações falsas e enganosas, que frequentemente não foram seguidas de ações reais. Essas declarações podem ter consequências sérias para a legitimidade da presidência e para a confiança do público nos líderes. É fundamental que os líderes políticos sejam transparentes e honestos em suas declarações e ações. O discurso de posse de Trump foi marcado por muitas alegações falsas e enganosas, que não foram seguidas por ações reais. Além disso, as declarações falsas de Trump podem ter consequências para a reputação dos veículos elétricos e para a legitimidade da presidência.
Fonte: © G1 – Globo Mundo
Comentários sobre este artigo