Cantora foi destaque na coletiva de imprensa do São João da Thay e no Dia Brasil do festival do Rio, ressaltando a falta de representatividade de artistas.
A artista Fafá de Belém, 67, marcou presença no segundo dia do São João da Thay neste sábado (8). Em entrevista coletiva, ela reforçou a importância da valorização de artistas do Norte no cenário nacional. Fafá de Belém também destacou a diversidade cultural presente no evento, que celebra as tradições juninas.
No segundo dia de festival, diversos músicos, cantores e intérpretes se apresentaram, levando o público a uma viagem musical envolvente. A presença de tantos talentos demonstra a riqueza e pluralidade da cena artística brasileira. Os artistas presentes no São João da Thay mostraram mais uma vez a força e a originalidade da música nacional.
Artistas brasileiros ganham destaque em festival com line-up diversificado
Focado em artistas brasileiros, o line-up de 21 de setembro terá cantores de gêneros como samba, trap, sertanejo e funk, com nomes como Zeca Pagodinho, Luan Santana, Ana Castela, Alcione, Simone Mendes e Chitãozinho e Xororó. No entanto, nenhum artista da região Norte do país foi anunciado. Na época, Fafá fez uma publicação em seu perfil no Instagram sobre a falta de representatividade. A Amazônia não faz parte do Brasil? A cultura amazônica, nortista, não é parte deste país? Onde está Dona Onete, Gaby Amarantos (vencedora do Grammy), Joelma, Aíla, onde estou eu?, reclamou a cantora paraense na ocasião.
Agora, ela volta a reforçar seu pedido de atenção para artistas da região em grandes festivais. É sempre muito violento quando não olham para gente, quando querem ensinar o que nós temos que fazer e quando nós somos usados como peças decorativas, disse durante a coletiva no São João da Thay. Leia mais Christian Chávez, ex-BBBs e mais: veja como foi o 1º dia do São João da Thay Ex-BBB Isabelle se apresenta com o Boi Garantido no São João da Thay Thaynara OG diz que pensa em Beyoncé e Rosalía para o São João da Thay Nós temos uma cultura pujante, fortíssima. Então como é que não tem ninguém?, questionou Fafá.
Com 50 anos de carreira, Fafá de Belém foi uma das homenageadas do Festival São João da Thay, idealizado pela influenciadora Thaynara OG. Ela também destacou a importância do evento: Quando uma menina traz essa visibilidade, traz as pessoas para cá para vivenciar esse calor nosso, para mim é uma honra.
Posicionamento do Rock in Rio sobre a falta de representatividade de artistas da região Norte
De acordo com a assessoria de imprensa do festival, o line-up do Dia Brasil ainda está em construção e em formação, apesar de já ter sido divulgado. Artistas de outras regiões do país, entre elas a Norte, estão em negociação com a organização, que como reforçou trará novidades e surpresas até o dia da apresentação. O Dia Brasil propõe um grande movimento social, de união e respeito de todos, com engajamento e direitos da música ‘Deixa o Coração Falar’ revertidos para duas causas sociais e em parceria com o Ação da Cidadania e a Gerando Falcões, explicou a nota. E o texto ainda acrescentou: O formato único dos shows deste dia, que envolve diversas colaborações inéditas entre os artistas, traz com ele desafios artísticos e logísticos significativos. Importante destacar que o Rock in Rio olha para a diversidade como um todo no line-up de todos os palcos e um exemplo disso foi o Show Pará Pop, já realizado no Palco Sunset, capitaneado por Fafá de Belém com grandes nomes do Pará, e que se tornou um dos shows mais emblemáticos da história deste palco.
O Rock in Rio ocorre nos dias 13, 14, 15, 19, 20, 21 e 22 de setembro de 2024. Veja como foi o São João da Thay: 1 de 53 Thaynara OG na apresentação do primeiro dia do São João da Thay Crédito: Leo Franco e Natália Rampinelli/AgNews 2 de 53 Thaynara OG e Lore Improta abrindo a primeira noite do São João da Thay Crédito: Leo Franco e Natália
Fonte: © CNN Brasil
Comentários sobre este artigo