Ex-ministro incomoda a esquerda. Ricardo Salles candidato preocupa eleições municipais e embate político. Vice pode influenciar reeleição de Ricardo Nunes.
Ricardo Salles é um nome que tem gerado muita discussão e polarização no cenário político atual. Recentemente, o ex-secretário de Meio Ambiente de São Paulo, Antônio Pinheiro Pedro (MDB), fez declarações sobre o temor da esquerda em relação à possível candidatura de Ricardo Salles (PL) para a Prefeitura de São Paulo.
Pinheiro Pedro, ex-secretário de Nunes, pediu demissão em julho de 2023, após polêmicas envolvendo suas declarações sobre o aquecimento global. Apesar disso, ele reafirmou que suas palavras foram tiradas de contexto e que não se enquadram no rótulo ‘negacionista’ atribuído a ele nas redes sociais. A presença de Ricardo Salles na corrida política certamente continuará gerando debates e opiniões divergentes.
Os desafios políticos enfrentados por Ricardo Salles
Atualmente atuando como deputado federal, Ricardo Salles ocupou o cargo de ministro do Meio Ambiente durante o governo de Jair Bolsonaro (PL), e ficou em evidência devido à sua defesa por uma legislação ambiental mais flexível. Durante uma reunião ministerial em 2021, o então ministro mencionou que, devido à atenção da imprensa estar voltada para a pandemia de Covid-19, era o momento de ‘passar a boiada’, alterar todo o regramento e simplificar normas.
Em um vídeo publicado em uma rede social recentemente, Pinheiro Pedro fez referência às opiniões do colunista do UOL, Leonardo Sakamoto. Este afirmou que a possível candidatura de Ricardo Salles à Prefeitura de São Paulo seria ‘um presente para Boulos’, pois dividiria votos com o atual prefeito e candidato à reeleição, Ricardo Nunes.
Pinheiro Pedro deixou claro que as opiniões de Sakamoto revelavam o desconforto da esquerda paulistana com a possibilidade de Ricardo Salles ser o candidato conservador para a Prefeitura de São Paulo.
O ex-secretário enfatizou ainda que ‘é no temor que nós verificamos a força eleitoral que uma candidatura efetivamente conservadora pode ter neste embate político pela capital. Trabalharemos com a possibilidade de Ricardo Salles ser o nosso candidato.’
Os obstáculos que surgiram para Ricardo Salles
Entretanto, a pré-candidatura do ex-ministro enfrenta obstáculos devido à disputa entre o ex-presidente Jair Bolsonaro e o presidente do PL, Valdemar Costa Neto.
O líder da legenda afirmou que o PL apoiará a reeleição de Ricardo Nunes e que Bolsonaro não só apoiaria, mas também indicaria o nome do vice. Recentemente, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), afirmou que o ex-presidente deve apoiar Nunes. Bolsonaro, por sua vez, já mostrou simpatia por uma candidatura de Salles no passado e evitou falar sobre o tema publicamente desde o desentendimento com Valdemar.
Salles, no entanto, não descartou a sua pré-candidatura e há a possibilidade de ele deixar o PL para se lançar por outro partido. O posicionamento do entorno do deputado é aguardar uma decisão de Bolsonaro sobre o assunto.
Fonte: G1 – Política
Comentários sobre este artigo