A média de fronteira sul aumentou, com mais de 10 mil capturas diárias. Escassez de recursos e restrições à covid-19 agravam a crise – El Diario de NY.
Nas últimas semanas, as autoridades federais dos Estados Unidos, têm detectado diariamente um número recorde de imigrantes ilegais na fronteira sul dos Estados Unidos, vindos principalmente do México.
Leia mais: ‘Californianos estão se mudando para o México’
A situação, informou o El Diario de NY, sobrecarrega os recursos que já estão saturados. O número médio por semana relatado em 28 de novembro atingiu 6.800 prisões. A quantidade de imigrantes ilegais que chegam diariamente está se tornando um grande problema para as autoridades norte-americanas.
.
Fronteira Sul: Aumento no Fluxo de Imigrantes Ilegais
Leia mais: ‘Imagens mostram ‘explosão’ de imigrantes na fronteira dos Estados Unidos’
Nos últimos dias deste mês de dezembro, houve um aumento ainda mais significativo na média de imigrantes ilegais que cruzaram a fronteira sul dos Estados Unidos. De acordo com relatos, mais de 10 mil imigrantes em situação irregular têm atravessado a fronteira diariamente, um número que não era visto desde os dias anteriores ao levantamento da restrição à covid-19, conhecida como Título 42, medida de saúde pública implementada em 2020, que permitia rejeitar imigrantes na fronteira.
A situação tem sido descrita como um problema pelo jornal El Diario de NY, que aponta a escassez de capacidade e recursos para lidar com este aumento sem precedentes como o principal motivo para a preocupação das autoridades. Há um temor de que a situação saia do controle se não forem tomadas medidas adequadas.
Crise na Fronteira: Sobrecarga no Sistema
Leia mais: ‘Crise: imigrantes estão morando no aeroporto de Chicago (EUA)
Um ex-funcionário do Departamento de Segurança Interna (DHS) revelou à CNN que seriam capazes de sustentar alguns dias com 12 mil encontros de imigrantes ilegais. No entanto, um fluxo sustentado de 12.000 a 14.000 é considerado um enfraquecimento do sistema, levando a tensões significativas sobre recursos e capturas. O ex-funcionário também destacou que exceder as capacidades do DHS causaria um colapso no sistema, demonstrando a gravidade da situação.
Fonte: © R7 Rádio e Televisão Record S.A
Comentários sobre este artigo