Estratégia da equipe de comunicação busca despolarizar o debate político, convencendo eleitores de que benefícios podem ser garantidos independente de preferências políticas.
As estratégias de comunicação do governo Lula estão passando por mudanças devido às recentes quedas de aprovação registradas por institutos de pesquisa em março. O principal foco da equipe agora é o diálogo com o que os petistas chamam de ‘grupo regular’.
De acordo com informações apuradas pelo blog, esse grupo é composto por um público que se sente oprimido pela polarização Lula x Bolsonaro. A intenção é buscar uma maior conexão com esse segmento da população e entender suas demandas e perspectivas em relação à administração Lula. Pesquisas que apontaram queda na popularidade da gestão Lula em março: o Datafolha apontou reprovação 33% e aprovação de 35% (empate técnico) e a Quaest, 51% de aprovação do trabalho do presidente e 46% de desaprovação.
Medidas do governo Lula para despolarizar a comunicação e o debate político
Dentro da estratégia da administração Lula, a comunicação dos programas do governo federal busca convencer o público de que não é necessário aderir ao governo para desfrutar dos benefícios. Em outras palavras, não é preciso abrir mão das preferências políticas para se beneficiar das ações da gestão Lula. A avaliação interna aponta que cada vez que Lula alimenta a rivalidade – como ao chamar Bolsonaro de covardão – ele estimula a polarização e favorece ao grupo adversário. Por isso, a ideia do governo Lula é despolarizar a comunicação e o debate político.
Administração Lula implementa estratégias para promover convergência política
O ponto principal dessa mudança de rumo passa pela comunicação argumentando que, mesmo que as preferências políticas sejam divergentes, é possível convergir em medidas que sejam benéficas para todos, como a redução da miséria, melhora na educação, diminuição da inflação e outros aspectos.
Equipe de comunicação do governo Lula busca melhora na educação e redução da polarização
A estratégia da equipe de comunicação do governo Lula visa promover a convergência política e reduzir a polarização, argumentando que é possível convergir em medidas que sejam benéficas para todos, independentemente das preferências políticas. As medidas do governo Lula visam despolarizar a comunicação e o debate político, com o objetivo de reduzir a rivalidade e estimular um grupo regular.
Fonte: G1 – Política
Comentários sobre este artigo