Liesa anuncia +10 min p/ escolas na Sapucaí c/ cabines duplas p/ jurados; Grupo Especial RJ e arquibancadas.
As escolas de samba do Carnaval carioca decidiram, nesta terça-feira (11), aumentar em 10 minutos o tempo dos desfiles de cada escola a partir do próximo ano.
O aumento do tempo dos desfiles garantirá mais espaço para as apresentações das agremiações, permitindo que o público desfrute de toda a criatividade e energia das escolas de samba. Além disso, as desfiles mais longos proporcionarão uma experiência ainda mais envolvente para os espectadores, que poderão apreciar cada detalhe das performances com maior atenção.
Desfiles de Carnaval na Marquês de Sapucaí: Novas Diretrizes e Mudanças
As agremiações terão agora de 70 a 80 minutos para desfilar pela Marquês de Sapucaí, um aumento significativo em relação ao tempo anteriormente estabelecido, que era de 60 a 70 minutos. Essa decisão foi tomada em uma reunião plenária, onde também foram discutidas alterações nas cabines de jurados.
A partir de 2025, as apresentações contarão com quatro módulos de julgamento ao longo da avenida, distribuídos de forma equitativa entre os lados par e ímpar, eliminando as tradicionais cabines duplas. Essas mudanças visam aprimorar a imparcialidade e a transparência no processo de avaliação das escolas de samba.
No mês passado, a Liesa (Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro) decidiu, em outra reunião plenária, que os desfiles do grupo Especial do Rio de Janeiro serão estendidos de dois para três dias a partir do próximo ano. Nesse novo formato, quatro escolas se apresentarão em cada dia, com as notas dos jurados sendo divulgadas ao final de cada jornada de desfiles.
Como parte dessas iniciativas, está prevista uma redução no valor dos ingressos das arquibancadas, buscando tornar a experiência do Carnaval ainda mais acessível para o público. O presidente da Liesa, Gabriel David, destacou a importância dessa medida para garantir a participação de um público mais amplo nos desfiles.
Os desfiles do grupo especial estão agendados para os dias 2, 3 e 4 de março de 2025, com cada dia sendo marcado pela apresentação de diferentes escolas de samba. O primeiro dia será iniciado pela Unidos de Padre Miguel, a atual campeã; o segundo terá início com a Unidos da Tijuca, 11ª colocada do Grupo Especial; e o terceiro será aberto pela Mocidade, 10ª colocada do grupo Especial. As seis primeiras colocadas terão a chance de se apresentar novamente no Sábado das Campeãs, em uma celebração especial do talento e da criatividade das escolas de samba do Rio de Janeiro.
Fonte: © CNN Brasil
Comentários sobre este artigo