Documento do “Good Game!” relata falta de Diego Hernández em jogo de Fabrício Bruno. Termos: relatório, Good Game!, estudos, falta, apito, jogo, decisões, árbitro, lance, Savarino, contato, Diego Hernández, falta, válida, gol, irregular, visão, computadorizada, impacto, contato normal, jogo lateralizado, controle, simulação, atribuição.
O estudo da ‘Bom Jogo!’, firma escolhida por John Textor, proprietário da SAF do Botafogo, para acompanhar momentos de jogos do Alvinegro em tempo real, mostrou que o segundo gol do time na vitória de 2 a 0 sobre o Flamengo, no último domingo, não deveria ter sido validado.
O relatório oficial apontou que o gol contestado foi marcado em posição irregular pelo atacante, gerando debates entre os torcedores e a mídia esportiva sobre a validade da jogada decisiva.
Controvérsia em torno do gol marcado: análise do lance de Savarino
Os estudos detalhados identificaram uma falta de Diego Hernandez sobre Fabrício Bruno momentos antes do gol de Savarino (veja o lance abaixo). O árbitro comentou: ‘Houve simulação’. O VAR destacou: ‘Contato da perna direita do jogador do Botafogo na perna esquerda do jogador do Flamengo causando o desequilíbrio, sem contato com a bola. Falta clara que não foi marcada. Gol irregular validado’, conforme registrado no relatório.
John Textor contratou os serviços da Good Game!, renomada empresa especializada em análises esportivas. A mesma empresa já havia contribuído com estudos no Brasileirão anterior, agora fornecendo uma cobertura detalhada em tempo real do duelo entre Botafogo e Flamengo. O clube Alvinegro anunciou: ‘Receberemos uma avaliação computadorizada das decisões em cada apito do jogo’.
No lance, Diego Hernandez disputou a posse com Fabrício Bruno, que caiu reclamando de falta. Hernandez seguiu a jogada, passando para Jeffinho, que deixou Savarino em condições de marcar. Raphael Claus, o árbitro, interpretou a queda do zagueiro como simulação de contato. ‘Para mim, não houve nada. Ele exagerou muito, Toski. Estendeu a perna e se jogou. Exagerou demais’, opinou o árbitro em áudio divulgado pela CBF. ‘Estou de acordo. Sem consequência no jogo. Gol confirmado, sem impacto. Contato normal de jogo, lateralizado. Ele sente o toque e se joga’, afirmou Rodolpho Toski Marques, o VAR da partida.
O relatório da Good Game! foi divergente em relação à interpretação dos árbitros. Destacou a falta cometida por Diego Hernandez, resultando na conclusão irregular de Savarino. Fabrício Bruno e Bruno Henrique, do Flamengo, manifestaram descontentamento com as decisões, sugerindo influência externa nas marcações do árbitro.
Com a vitória, o Botafogo encerra a quarta rodada do Brasileirão na liderança da competição. A equipe retornará aos gramados na quinta-feira, para enfrentar o Vitória no Estádio Nilton Santos, às 19h, em jogo válido pela terceira fase da Copa do Brasil.
Fonte: © GE – Globo Esportes
Comentários sobre este artigo