A Islândia é uma potência vulcânica com intensa atividade sísmica e pequenos tremores, localizada entre as placas tectônicas eurasiáticas e norte-americana.
Uma erupção vulcânica continua em andamento ao sul de Reykjavik, capital da Islândia, e as autoridades locais relatam que a sua intensidade está diminuindo.
O vulcão iniciou a erupção na terça-feira à noite, em uma região com intensa atividade sísmica desde o início de novembro.
‘A erupção começou na Península de Reykjanes’, relatou a agência de meteorologia do país, em referência ao vulcão próximo à capital.
.
Intensa atividade sísmica indica possível erupção
‘Pode ser observada em webcams e parece estar situada perto de Hagafell’, um povoado ao sul da capital.
A erupção começou por volta das 22h17 GMT (19h17 em Brasília), após uma série de pequenos tremores, acrescentou a agência.
‘Um helicóptero da Guarda Costeira sairá para confirmar a localização exata e a magnitude da erupção’, reportou a agência.
Às 3H00 locais, a agência meteorológica informou que intensidade da erupção estabilizou e que ‘a atividade está diminuindo’, sem relatar quanto tempo o fenômeno pode durar.
Presidente islandês monitora a situação
‘Vamos esperar e ver o que as forças da natureza nos reservam’, resumiu o presidente Gudni Thorlacius Johannesson na rede social X.
Vidir Reynisson, diretor do Departamento de Proteção Civil, pediu à população que permaneça afastada da área. ‘Isto não é uma erupção turística’, alertou.
A Islândia estava em alerta para uma possível erupção após registrar intensa atividade sísmica em novembro, que gerou milhares de pequenos tremores na península situada no sudoeste da ilha.
Especulações sobre a duração e magnitude da erupção
Os cerca de 4.000 habitantes de Grindavík, um porto pesqueiro a 40 km da capital, deixaram a área em 11 de novembro.
A Islândia fica entre as placas tectônicas eurasiáticas e norte-americana e é uma das regiões vulcânicas mais ativas do planeta, com 33 vulcões ou sistemas vulcânicos catalogados como ativos.
© Agence France-Presse
‘
Fonte: © R7 Rádio e Televisão Record S.A
Comentários sobre este artigo