Mais de 4,3 milhões de candidatos já fizeram a primeira parte do exame múltipla escolha; neste domingo eles voltam aos pontos de aplicação para a segunda etapa com suas tecnologias. A segunda etapa aborda conceitos de física, química e biologia, dos fenômenos para chegar às respostas por interpretação de texto, problemas com enunciados longos; interpretação de texto para os problemas; habilidade para relacionar os conceitos de geometria plana e espacial, conceitos de triângulos, quadriláteros e circunferências, fórmulas de volume e área para prismas, cilindros, cones, pirâmides e esferas; equações de primeiro e segundo grau; funções; probabilidade e estatística; análise combinatória.
Próxima edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) está prestes a acontecer, marcada para o dia 10 de outubro. Este domingo, milhares de estudantes brasileiros se dirigirão às salas de provas em todo o Brasil para realizar a segunda prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Nesta ocasião, os alunos terão de responder a 45 questões de múltipla escolha de Matemática e suas Tecnologias e outras 45 de Ciências da Natureza e suas Tecnologias (conteúdos de física, química e biologia).
Este ano, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) contará com uma série de mudanças significativas em sua estrutura. Desde a última edição do Enem, os estudantes passaram por uma série de adaptações para se preparar para o Exame Nacional do Ensino Médio, incluindo a revisão do conteúdo de Matemática e Ciências da Natureza para adequá-lo às necessidades do mercado de trabalho. Com essas mudanças, os estudantes estarão melhor preparados para enfrentar o desafio do Exame Nacional do Ensino Médio e alcançar seus objetivos.
Gabarito Enem 2024: confira as respostas extraoficiais das questões do 1º dia de prova
Para o Enem, a preparação é fundamental, especialmente quando se trata do Exame Nacional do Ensino Médio, que exige conhecimento em diversas áreas. Na primeira etapa, realizada no último domingo (3), mais de 4,3 milhões de candidatos puseram em prática suas habilidades em Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias, além da redação, com o tema ‘Desafios para a valorização da herança africana no Brasil’. Para dominar o Exame Nacional do Ensino Médio, é crucial adquirir conhecimento em conceitos dos fenômenos, pois a prova exige interpretação, especialmente na área das exatas, que requer cálculos.
Cada dia de prova do Enem tem desafios e complexidades diferentes. No primeiro dia, a presença de textos é grande, exigindo muita leitura e o aluno ainda precisa escrever a redação, o que exige habilidade para relacionar os conceitos. Já no segundo dia, há os cálculos, mas também requer interpretação de texto para os problemas, e é necessário compreender os fenômenos e ter habilidade para relacionar os conceitos. Com base nas edições dos anos anteriores, cerca de 35% do Enem deve ser composto por perguntas sobre Matemática Básica, com problemas de aritmética que envolvem regra de três, razão e proporção, e porcentagem; Estatística descritiva que vai testar a capacidade dos candidatos analisarem gráficos e tabelas também tem incidência no Enem.
A Geometria plana e espacial, com conceitos de triângulos, quadriláteros e circunferências, fórmulas de volume e área para prismas, cilindros, cones, pirâmides e esferas costumam ser cobradas na prova. Além disso, os outros temas recorrentes são: álgebra, com equações de primeiro e segundo grau, e funções; probabilidade e estatística; e análise combinatória. Além do domínio dos conteúdos, não dá para o candidato fugir da interpretação de texto, pois a prova de Matemática do Enem costuma trazer problemas com enunciados longos que exigem atenção.
Biologia
Assuntos ligados às questões ambientais são muito recorrentes na prova de Biologia do Enem. Encontramos muitos temas ligados aos biomas brasileiros, também coisas relacionadas às agressões impostas pelos seres humanos ao meio ambiente e à utilização de recursos como plástico, uso da água, destinação do lixo. A prova tem uma cara de Biologia de atualidades. Além de ecologia, assunto muito explorado pelo Enem, outros temas comuns na prova de Biologia incluem a herança genética, embriologia, anatomia e fisiologia, entre outros. A prova de Biologia do Enem exige domínio de conceitos como taxonomia, cladística, ecologia, evolução e genética.
Fonte: © G1 – Globo Mundo
Comentários sobre este artigo