Provas nos dias 3 e 10 de novembro em todo o país. Professores elencam temas prováveis e excluem assuntos, considerando o impacto da tecnologia no mercado de trabalho e mobilidade.
Faltam apenas 10 dias para a realização da primeira prova do Enem 2024, que incluirá a tão temida redação. Embora seja impossível prever com certeza qual será o tema proposto no exame, o g1 ouviu professores de colégios e cursinhos preparatórios para descobrir quais são suas apostas sobre o que pode ser cobrado na prova do Enem.
Os especialistas consultados pelo g1 acreditam que o tema da redação do Enem 2024 pode estar relacionado a questões sociais e políticas atuais, como a importância da educação e a responsabilidade dos jovens na sociedade. Além disso, eles também destacam a importância de os candidatos estarem preparados para abordar temas complexos e demonstrar habilidades de argumentação e crítica. É fundamental que os estudantes estejam preparados para enfrentar a prova do Enem com confiança e habilidades sólidas. A redação é uma das partes mais importantes do exame e pode fazer toda a diferença no resultado final.
O Enem 2024: Tendências e Temas Possíveis
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 está próximo, com mais de 5 milhões de inscritos em todo o país. A prova será aplicada nos dias 3 e 10 de novembro, com questões de linguagens, ciências humanas, matemática, ciências da natureza e redação. Os professores estão analisando os temas que podem ser abordados na redação do Enem 2024, e alguns assuntos estão se destacando.
Um dos temas mais prováveis é o uso de celulares e o impacto das redes sociais e da tecnologia na comunicação e na saúde mental de crianças e adolescentes. O Ministério da Educação (MEC) e o Congresso Federal estão estudando um projeto de lei para proibir o uso de celulares nas escolas do país. Além disso, o uso excessivo de celulares por crianças e adolescentes já foi associado a prejuízos para a saúde mental e a socialização.
Daniela Toffoli, professora de redação do Curso Anglo, destaca a importância de considerar o papel do celular na educação de crianças e adolescentes brasileiros, destacando os impactos negativos. ‘A prova do Enem exige uma proposta de intervenção’, analisa.
Meio Ambiente e Emergência Climática
Outro tema que está sendo considerado é o meio ambiente e a emergência climática. Os recentes eventos climáticos extremos e a proximidade da 30ª Conferência do Clima das Nações Unidas, que acontece no Brasil em 2025, tornam este tema ainda mais relevante. André de Freitas Barbosa, professor do Colégio Oficina do Estudante, avalia que este é um tema abrangente e de importância óbvia.
O tema foi abordado também por Margarete Xavier, do Fibonacci Sistema de Ensino, Danielle Capriolli e Daniela Toffoli. A mudança climática e seus impactos sociais são um desafio global que afeta a mobilidade humana e a qualidade de vida das pessoas.
Inteligência Artificial e o Mercado de Trabalho
A inteligência artificial é outro tema que está sendo considerado para a redação do Enem 2024. Com a popularização de ferramentas como ChatGPT, a utilização das IAs no mercado de trabalho é um tema possível. Danielle Capriolli destaca que o avanço da inteligência artificial está transformando o mercado de trabalho, substituindo algumas funções e criando profissões.
André de Freitas Barbosa concorda, e analisa que, além de atual, este é um tema ‘persistente’. ‘Fatalmente, o mundo do trabalho como um todo, especialmente a inclusão tecnológica, é uma questão urgente e atual’, avalia. O impacto da inteligência artificial no emprego e a necessidade de requalificação profissional são desafios que precisam ser abordados.
Fonte: © G1 – Globo Mundo
Comentários sobre este artigo